facebook pixel code

Dia do (a) Bibliotecário (a)! Neste 12 de março, saiba mais sobre a história da profissão

12 de março! Dia do (a) Bibliotecário (a)!

Dia do (a) Bibliotecário (a)! Neste 12 de março, saiba mais sobre a história da profissão

12

MAR

Dê um passo para trás quem – nunca nessa vida – esteve em uma biblioteca para fazer trabalho da escola / faculdade?

A gente sabe que você se manteve aí no lugar. E que bom, viu? Por que frequentar um desses lugares é sempre um ganho para a cultura pessoal.

Ainda que, atualmente, tenhamos todos os recursos de tecnologia, uma biblioteca é sempre uma biblioteca. Um universo de conhecimento!

Falando no ambiente que reúne acervo de livros, você sabe de onde vem essa palavra?

Biblioteca vem do grego “caixa para guardar livros”.

Nome muitíssimo apropriado, não?

A história desses ambientes de leitura e conhecimento nos leva à Antiguidade. Você já deve ter ouvido falar – alguma vez – sobre a Biblioteca de Alexandria, no Egito, certo? 

Era enorme e é considerada a maior de todo o Período Antigo. Pois é, essa joia de arquivo – que reunia 60 mil volumes, manuscritos em folhas de papiro ou pergaminhos (peles de carneiro, preparadas especialmente para servir como material de escrita), com textos em grego e em outras línguas – foi destruída em em 640 d.C, tomada pelas chamas, durante a conquista da Alexandria pelos árabes.

Avançando um pouco mais na linha do tempo, chegamos à Idade Média. Na época, a Europa Ocidental – sob domínio da Igreja Católica – contava com bibliotecas que eram restritas aos mosteiros. Foi a partir do século 13, com o início do surgimento das universidades, que acervos particulares de manuscritos começaram a ser formados.

Mas e aqui no Brasil, hein?

Bom, nosso primeiro bibliotecário concursado foi Manuel Bastos Tigre. Aliás, como forma de homenagem ao nascimento dele (em 1882), o 12 de março foi instituído por aqui como sendo o Dia do (a) Bibliotecário (a).

A data passou a integrar, oficialmente, nosso calendário por meio do Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980.

Bacana conhecer um pouco da história da profissão daqueles que nos ajudam a ampliar nossos conhecimentos, não?

Parabéns, bibliotecários (as) brasileiros (as)!


[Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br]