facebook pixel code

Anatel dá início à última fase da ação de bloqueios de celulares irregulares em 15 estados brasileiros

No último dia 24, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) deu início – em São Paulo e em outros 14 estados – à última fase da ação de bloqueio de celulares irregulares operando no país.

Anatel dá início à última fase da ação de bloqueios de celulares irregulares em 15 estados brasileiros

10

ABR

A interrupção do funcionamento dos chamados aparelhos "piratas" começou a ser feita no ano passado. Na época, a Anatel calculou que o número de celulares ilegais funcionando no Brasil girava em torno de um milhão.

Mas quais são estes aparelhos bloqueados?

Os celulares em questão são os que não contam com o selo de certificação da Anatel (que tem entre suas atribuições fazer testes e garantir a compatibilidade dos aparelhos com a rede de telefonia brasileira). Sem a referida aprovação, a agência adverte que fica impossível garantir a segurança dos aparelhos em relação a possíveis choques, sobrecarga, radiação e demais riscos ao usuário.

Uma vez bloqueado, o aparelho não consegue mais se conectar às redes móveis das operadoras de telefonia. As únicas coisas que continuam funcionando são os aplicativos e o wi-fi.

 Até o momento 244.217 celulares já foram bloqueados no Brasil.

Mas como saber se o seu celular pode entrar na tal lista?

Para ter esta informação é preciso ter o número do IMEI em mãos e inserí-lo no site da Anatel (anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao). Lá é possível verificar se o aparelho está em uma situação regular ou não. Com o IMEI do seu celular informado, o site vai fazer uma busca e retornar com o resultado.

Uhmmm...e como saber qual é o IMEI?

Simples também!

Você pode encontrar o código na caixa do aparelho, em adesivo na parte de trás da bateria ou, ainda, digitar *#06# e na sequência pressionar a tecla para ligar.

Plim! O IMEI do seu celular vai aparecer na tela!


[Fonte: UOL Notícias // Tecnologia]