facebook pixel code

Leonardo da Vinci foi muito além da Mona Lisa. Como resultado de sua implacável curiosidade e de seus variados estudos, o italiano deixou muitos legados para a Humanidade

Se chegássemos para você, hoje, dizendo “olha, realmente, Leonardo da Vinci foi ‘O’ cara!”, podemos a-p-o-s-t-a-r que, se te perguntássemos o porquê, você logo responderia “ora, ora, ora, porque ele pintou a Mona Lisa, ué!”.

Leonardo da Vinci foi muito além da Mona Lisa. Como resultado de sua implacável curiosidade e de seus variados estudos, o italiano deixou muitos legados para a Humanidade

11

MAI

Dããã...

Tá bom, realmente, foi ele o autor da referida obra, maaass, você sabia que o anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico, cientista, matemático, engenheiro e inventor Da Vinci encarnou como poucos o ideal do homem renascentista e contribuiu – de inúmeras formas – para a evolução da Humanidade?

Não?

Então vem saber umas coisinhas a respeito dele...

Foi o primeiro a compreender o funcionamento do nervo olfativo, identificando-o como um nervo craniano.

Ao longo de seus estudos a respeito da mecânica dos fluídos, Leonardo foi o primeiríssimo no mundo a reparar em um fenômeno batizado como salto hidráulico.

Não tem ideia do que seja isso? A gente te conta...

Trata-se do movimento de espalhamento que a água faz (pela pia, por exemplo) antes de seguir em direção ao ralo. O movimento intrigou cientistas por aaaaanooss e só foi desvendado em 2018 (vulgo ano passado), quando pesquisadores da Universidade de Cambridge demonstraram que isso ocorre por conta da tensão superficial e da viscosidade da água.

Mas por que é tão importante saber manipular o limite de um salto hidráulico?

Por uma questão de economia de água. Saber entender este processo pode reduzir – radicalmente – o uso industrial desse recurso natural tão fundamental para a vida, mas que vai rareando no planeta.

O italiano também se dedicou a desenhar máquinas voadoras. Segundo especialistas, o helicóptero desenhado por ele – se construído hoje – jamais voaria, mas, sem dúvida, é de uma criatividade que impressiona.

Os desenhos anatômicos feitos por Leonardo são reconhecidos mundialmente pela grande precisão da estrutura e do funcionamento do coração humano.

Da Vinci ainda foi precursor da ideia da utilização da energia do sol para fins de aquecimento. Por meio de um mecanismo que fazia com que a luz do astro-rei ficasse concentrada em espelhos côncavos, ele conseguiu aquecer – diretamente – um reservatório de água.

Veja só...Em um tempo no qual o aquecimento era feito à base de lenha, este que você achava – até agora há pouco – que de feito importante no currículo só tinha a Mona Lisa, já se preocupava com a questão ambiental!

Viu como o italiano era, mesmo, “O” cara?

Como última curiosidade vamos te contar que ele também chegou a projetar artefatos especiais que, vestidos nos pés, seriam úteis – no entendimento dele – para nós, seres humanos, caminharmos sobre as águas...

Aff!! 


[Fonte: Folha Online // F5]