facebook pixel code

Segundo domingo de maio: conheça algumas curiosidades a respeito do Dia das Mães

E eis que chegamos a mais um segundo domingo de maio...

Segundo domingo de maio: conheça algumas curiosidades a respeito do Dia das Mães

12

MAI

Dia das Mães!

Você sabia que a celebração tem origem láááá na Antiguidade?

Isso mesmo!

O registro mais antigo de comemoração da data em questão foi identificado na Grécia Antiga. Naquela época, a entrada da Primavera era associada a Reia (considerada a Mãe dos Deuses) e, por isso mesmo, muito comemorada.

A tradição de homenagear as mães prosseguiu com festas dedicadas a Cibele, que também era conhecida como Magna Mater ou Grande Mãe.

Muito bem, dando um enooorme salto na linha do tempo chegamos ao século XX e à jovem americana Anna Jarvis que, após perder a mãe, entrou em depressão.

Preocupadas com seu estado, as amigas de Anna resolveram dar uma festa, não só para perpetuar a memória de sua genitora como, também, para tentar tirá-la do estado de tristeza profunda.

Deu certo! Porém, Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, estivessem elas vivas ou mortas. A partir disso, não demorou nadinha para que a comemoração se espalhasse por todo o país.

Uhmm...

Mas e aqui no Brasil?

O primeiro "Dia das Mães verde e amarelo" foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 12 de maio de 1918.

No entanto, só em 1932 é que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como sendo o Dia das Mães por aqui.

Mais adiante, em 1947, a Igreja Católica brasileira incluiu o Dia das Mães em seu calendário oficial.

Bom, agora que já te passamos algumas curiosidades sobre a celebração de hoje...Feliz Dia das Mães!


[Fonte: www.calendarr.com]