facebook pixel code

7 de setembro: Dia da Independência do Brasil!

“Independência ou morte!”

7 de setembro: Dia da Independência do Brasil!

07

SET

Com este brado, hoje, há 197 anos, o Príncipe Regente D. Pedro declarou o Brasil como nação livre, independente de Portugal.

O episódio, conhecido como “Grito do Ipiranga”, marcou na História o dia em que deixamos de ser colônia europeia para sermos uma pátria emancipada.

Conta-se que em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes.

Em seguida, exclamou a frase que ficaria registrada na biografia do país e, então, a partir daquele momento – simbolicamente – o Brasil deixou de ser colônia de Portugal.

Passada a Independência, o Brasil continuou a ser uma monarquia – forma de governo no qual os poderes são exercidos por um rei ou Imperador – e a primeira nação que reconheceu nossa pátria como sendo independente foram os Estados Unidos.

Portugal só foi admitir que não éramos mais sua colônia três anos após o Grito do Ipiranga, em 1825, e, mesmo assim, só depois de receber uma indenização de – mais ou menos – 2 milhões de libras.

É comum, hoje em dia, que o Dia da Independência seja comemorado por aqui com desfiles de rua promovidos pelas escolas. Nessa ocasião, os alunos cantam os hinos da Independência e do Brasil.

As forças militares brasileiras – Marinha, Exército e Aeronáutica – também fazem apresentações especiais ao público em homenagem a esta data.

E o desfile mais solene ocorre na capital, Brasília. Desses festejos participa o presidente da República e seus convidados.


[Fonte: www.calendarr.com]