Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490 horas, subdivididas em 11 (onze) disciplinas específicas e 02 (duas) disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos. A duração mínima do curso é de 16 meses.

Pré-requisitos

Portadores de diploma de Graduação em Fisioterapia, reconhecido pelo MEC.

Investimento

Mensalidades:



APRESENTAÇÃO

    O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e se tornou obrigatório para todos os profissionais da saúde saber mais sobre as particularidades do envelhecimento. A Gerontologia é uma área do conhecimento científico, de caráter interdisciplinar e multidisciplinar, voltada para o estudo do envelhecimento. Em dezembro de 2016, o COFFITO reconheceu a especialidade profissional de Fisioterapia em Gerontologia, no qual ressalta a utilização de uma abordagem em que o idoso é visto de forma integral, considerando seus aspectos biológicos, sociais e psicológicos e não envolve apenas a prevenção e tratamento das doenças do envelhecimento. Este curso oferece ao fisioterapeuta embasamento teórico e prático que são ferramentas adequadas para lidar com as demandas especificas dessa faixa etária visando a funcionalidade do idoso através de informações atualizadas sobre envelhecimento populacional, promoção e prevenção de saúde, diagnóstico clínico das síndromes mais comuns em geriatria, utilização das intervenções com respaldo na literatura cientifica, aplicação de instrumentos de avaliação nos domínios de saúde físico-funcional, saúde mental e cognitiva, social e ambiental, entre outros aspectos. 


OBJETIVOS

Formar fisioterapeutas especializados na área de fisioterapia em Gerontologia, dentro de uma visão globalizada da gerontologia, fornecendo uma formação teórico-prática, embasada nos determinantes biológicos, sociais e psicológicos para promover a funcionalidade e consequente melhora da qualidade de vida da população idosa.


DISCIPLINAS

FUNDAMENTOS DA GERONTOLOGIA, FUNCIONALIDADE E TECNOLOGIA ASSISTIVA – 35H
Ementa: Conceitos e contextualização em Gerontologia e funcionalidade; Envelhecimento populacional, transição demográfica e epidemiológica; políticas e legislação relacionadas à pessoa idosa; Envelhecimento fisiológico dos sistemas; Modelo Biopsicossocial proposto pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Uso de tecnologia assistiva, próteses e dispositivos de locomoção; barreiras e facilitadores ambientais/ adaptação domiciliar; Problemas na mobilidade na pessoa idosa e dispositivos auxiliares de marcha (prescrição e tratamento).

AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DO IDOSO E FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA – 35H
Ementa: Avaliação multidimensional do idoso (domínio físico, funcional, cognitivo/mental, comportamental, nutricional, ambiental e social); Avaliação Sensorial; Interpretações dos achados e estratificação de desempenho clínico funcional e vulnerabilidade; Raciocínio clínico e tomada de decisão clínica; Ferramentas de avaliação fisioterapêutica; Apresentação de casos clínicos; Elaboração de ficha de avaliação/ prontuário e relatório/ laudo; Comunicação com a equipe.

SÍNDROMES GERIÁTRICAS, FRAGILIDADE, SARCOPENIA E FARMACOLOGIA CLÍNICA – 35H
Ementa: Síndromes mais comuns que acometem a funcionalidade da pessoa idosa (insuficiência cerebral, imobilidade, instabilidade postural, Iatrogenia, insuficiência familiar e Incontinências urinárias e fecal, sarcopenia e fragilidade); Conceitos básicos da farmacologia e da farmacodinâmica em idosos, como base para compreensão do mecanismo de ação de diferentes drogas; Polifarmácia; Fundamentos dos aspectos biopsicossociais da pessoa idosa através das teorias do envelhecimento, nos pontos de vista biológico, psicológico e sociocultural.

FISIOTERAPIA PÉLVICA APLICADA A PESSOA IDOSA – 35H
Ementa: Alterações fisiológicas do sistema geniturinário masculino e feminino e coloproctológico associados ao processo de envelhecimento; Menopausa e andropausa; As incontinências e suas repercussões na qualidade de vida e funcionalidade da pessoa idosa; As incontinências e as suas relações com as outras síndromes geriátricas ; Avaliação fisioterapêutica e suas particularidades no paciente idoso; Abordagem da fisioterapia nas diferentes disfunções miccionais e anorretais em idosos ( diferentes tipos de incontinências, constipação/ diarreia e bexiga hiperativa); Sexualidade e disfunções sexuais da pessoa idosa ; A atuação do fisioterapeuta pélvico no campo de atuação da gerontologia.

FISIOTERAPIA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA / ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA DOR CRÔNICA EM IDOSOS – 35H
Ementa: Alterações morfológicas, estruturais e funcionais do sistema neuromusculoesquelético associadas ao processo de envelhecimento; Epidemiologia, fisiopatologia e impacto funcional das principais afecções em idosos: cirurgias ortopédicas (ATQ, ATJ), doenças crônico-degenerativas e reumáticas (osteoartrite, artropatias da coluna vertebral, osteoporose, lesões inflamatórias de tecidos moles e do tecido conjuntivo, fibromialgia); Avaliação fisioterapêutica e intervenção nas condições traumáticas, ortopédicas e reumatológicas; Diferenças de manejo de dor aguda e crônica em idosos, neurociência na dor crônica, avaliação e principais técnicas utilizadas na pessoa idosa e suas particularidades.

CONTROLE POSTURAL, MOBILIDADE, BALANCE E QUEDAS NO IDOSO / REABILITAÇÃO VESTIBULAR NO IDOSO e Fisioterapia Ocular – 35H
Ementa: Aspectos biomecânicos e neurofisiológicos do controle postural na pessoa idosa; Quedas (definição, prevalência, ptofobia e complicações pós queda, fatores de risco intrínsecos, extrínsecos e comportamentais/ caidores/ caidores recorrentes, avaliação multifatorial); Os sistemas que compõem o mecanismo do balance; Mobilidade; Tontura; Vertigem;; Atuação fisioterapêutica na avaliação e tratamento das disfunções do balance, postura e mobilidade; Prevenção de quedas em diferentes níveis de atenção; Reabilitação vestibular; Fisioterapia Ocular.

FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA, CUIDADOS PALIATIVOS E FINITUDE – 35H
Ementa: As bases fisiopatológicas, clínicas, diagnósticas e terapêuticas dos principais processos oncológicos em idosos; Abordagem fisioterapêutica destes processos nos diversos níveis de atenção à saúde; As questões que norteiam os cuidados ao fim da vida (diretrizes de vontade antecipada, entre outros) e o papel do fisioterapeuta; Interface entre a equipe multidisciplinar. Conceitos em cuidados paliativos e a assistência fisioterapêutica.

FISIOTERAPIA EM NEUROPSIQUIATRIA GERIÁTRICA E FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM IDOSOS – 35H
Ementa: Avaliação e intervenção fisioterapêutica baseadas em evidência no Transtorno Neurocognitivo maior, Transtorno Neurocognitivo Menor, Delirium, Depressão, AVE, doença de Parkinson e Parkinsonismo; interface entre os profissionais; Manejo com os cuidadores; neuroplasticidade; aprendizagem e controle motor.

FISIOTERAPIA PNEUMOFUNCIONAL, REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR E METABÓLICA EM IDOSOS – 35H
Ementa: Alterações fisiológicas do sistema respiratório, cardiovascular e metabólico provenientes do processo de envelhecimento; Avaliação e tratamento das principais disfunções cardiovasculares e respiratórias e suas repercussões na funcionalidade do idoso; Imobilismo; Síndrome da Imobilização; lesões por pressão e úlceras varicosas; Fisioterapia em Gerontologia no ambiente hospitalar, desospitalização e pós alta hospitalar.

A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR E INTERPROFISSIONAL NO ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA – 35H
Ementa: Multidisciplinaridade; interdisciplinaridade; O papel dos profissionais e cuidadores que atuam no campo da gerontologia e a interface com o fisioterapeuta.

FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA: “TÓPICOS ESPECIAIS” – 35H
Ementa: Prática baseada em evidências – conceitos, avaliação crítica e aplicação na prática clínica da fisioterapia em Gerontologia; Princípios de treinamento e prescrição de exercícios físicos específicos para idosos; Realidade Virtual; Exercícios de dupla tarefa; Especificidades dos recursos fisioterapêuticos para a pessoa idosa; Atuação do fisioterapeuta nas modalidades de atenção à saúde e de assistência social da pessoa idosa: ESF, NASF, ambulatórios, centros de reabilitação, centro de referência, hospital, programa de assistência domiciliar, centro dia, centro de convivência, instituição de longa permanência.

METODOLOGIA DA PESQUISA – 35H
Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO – 70H
Ementa: Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

PÚBLICO-ALVO

Fisioterapeutas.

COORDENADOR

PATRÍCIA VIEIRA FERNANDES

Coordenador

ESPECIALISTA

Especialista em terapia intensiva pela UNESA / Título de Especialista pela ASSOBRAFIR; Coordenadora de Fisioterapia dos hospitais Rios D'Or e Norte D'Or da Rede D'Or/São Luiz, Diretora de Ensino do Grupo InterFISIO.

Cynthia da Silva Arcoverde

Coordenador

Mestre em Saúde Mental (UFRJ)

PROFESSOR