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Data de Início

20/07/2020 - A partir do pagamento e entrega da documentação, o acesso será liberado em até 72 horas após o início do curso.

Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490h, subdivididas em 11 disciplinas específicas e 1 disciplinas dedicadas a pesquisa e estudos individuais e/ou coletivos. O curso é totalmente online e pode ser concluído em 16 meses. As provas são realizadas presencialmente, em um de nossos polos, com agendamento prévio, de acordo com a preferência e disponibilidade do aluno.

Pré-requisitos

Portadores de Diplomas de Graduação em Medicina.

Investimento

Inscrição: R$ 240,00

Mensalidades:
  • 24 x R$ 735,00
  • 18 x R$ 890,00

INSCREVA-SE

Educação a Distância - Início do curso: 1° Semestre de 2020

* Forma de pagamento:




APRESENTAÇÃO

    A nova visão do atendimento pediátrico no século 21 vai além do acompanhamento habitual, devendo ser entendido como fundamental para a chamada “Prevenção das Doenças Crônicas do Adulto na Infância”.
    O interesse em nutrição e alimentação mobiliza pacientes, mídia e indústria, que percebe neste nicho um importante mercado consumidor que, infelizmente nem sempre recebe as informações da forma mais adequada.
    Nosso curso propõe resgatar e atualizar os profissionais médicos responsáveis pela saúde de crianças e adolescentes com as melhores evidências científicas no campo da Nutrologia Pediátrica, municiando-os para que possam adotar as mais embasadas condutas e tenham oportunidade de fornecer as melhores orientações a seus pacientes.
    Mais recentemente o desenvolvimento das chamadas “ciências ômicas” (Nutrigenética, Nutrigenômica, Proteômica e Metabolômica,) vieram trazer a possibilidade de uma nova abordagem na relação saúde/doença, na medida em que o Pediatra no futuro deverá estar capacitado a partir de informações de mapeamento genético de cada paciente poder propor adequações em sua alimentação, com o intuito de silenciar ou aumentar a expressão de determinados genes, prevenindo e/ou atenuando o impacto ambiental e do estilo de vida nesse processo.

OBJETIVOS

Habilitar Pediatras no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças envolvendo aspectos nutricionais. 

Ao concluir o curso, o profissional estará apto à:

  • Orientar pais e responsáveis pelos pacientes e prevenir o desenvolvimento de diversas patologias que se iniciam na infância.
  • Identificar os processos fisiopatológicos e as alterações nutricionais envolvidos na doenças instalada. 
  • Utilizar recursos terapêuticos nutricionais, acrescentando-os ao arsenal convencional. 
  • Possibilitar  melhoria na qualidade de vida dos pacientes em acompanhamento, tanto no aspecto de prevenção, quanto como suporte no tratamento de doenças em curso.

DISCIPLINAS

BASES DA NUTROLOGIA - 35H

  • Conceitos Básicos em Nutrologia ( Tipos De Alimentos, Nutrientes, Balanço Energético, “Leis de Escudero”);
  • Macronutrientes : Carboidratos, Lipídios e Proteínas;
  • Vitaminas, Fibras Alimentares;
  • Guias Alimentares;
  • Tabelas de Recomendação Nutricional (DRI, RDA, Ingestão Máxima, Etc);
  • Pirâmide Nutricional;
  • Conceito De Biodisponibilidade.

 

TÓPICOS EM NUTROLOGIA - 35H

  • Produção energética;
  • Metabolismo carboidratos;
  • Metabolismo lipídico;
  • Metabolismo proteico;
  • Métodos antropométricos (uso de gráficos, circunferências, pregas cutâneas);
  • Métodos laboratoriais-bioimpedância, dexa;
  • Avaliação em diferentes ciclos de vida (criança, gestante, idoso);
  • Utilização dos gráficos de crescimento, interpretação;
  • Estimativa do gasto energético (taxa metabólica basal, gasto energético em repouso);
  • Medição do gasto energético (calorimetria indireta/ água duplamente marcada, outros métodos);
  • Avaliação do consumo alimentar;
  • Principais grupos alimentares;
  • Cálculo de necessidades nutricionais;
  • Situações especiais;
  • Prescrição dietoterápica.

 

TÓPICOS EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - 35H

  • Conceitos principais em saúde pública;
  • Rotulagem;
  • Como entender a leitura dos rótulos;
  • Aditivos alimentares;
  • Corantes;
  • Adoçantes;
  • Alimentos geneticamente modificados;
  • Alimentos orgânicos.

NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - 35H

  • Aleitamento materno;
  • Suplementos vitamínico-minerais;
  • Alimentação do lactente;
  • Alimentação complementar;
  • Fórmulas infantis e suplementos alimentares;
  • Alimentação do pré-escolar;
  • Alimentação do escolar;
  • Alimentação do adolescente;
  • Alimentação do prematuro.

TERAPIA NUTRICIONAL EM DOENÇAS CRÔNCAS - 35H

  • Manejo nutricional em hepatopatias (esteatose, insuficiência hepática);
  • Manejo nutricional em nefropatias (insuficiências renais agudas e crônicas, pacientes em diálise);
  • Manejo nutricional em cardiopatas;
  • Manejo nutricional em pneumopatas;
  • Manejo nutricional nas diarreias agudas e crônicas;
  • Manejo nutricional na constipação intestinal;
  • Manejo nutricional em encefalopatas;
  • Dieta cetogênica;
  • Erros inatos do metabolismo.

 

SUPORTE NUTRICIONAL CRÍTICO - 35H

  • Suporte nutricional enteral (casos clínicos)
  • Suporte nutricional parenteral ( casos clínicos)
  • Síndrome do intestino curto
  • Prematuridade extrema
  • Suporte em sepse
  • Suporte no paciente queimado
  • Suporte no paciente oncológico
  • Desnutrição crônica-manejo nutricional

 

ALIMENTOS FUNCIONAIS / ANTIOXIDANTES - 35H

  • Conceito;
  • Legislação;
  • Principais grupos químicos;
  • Terpenos;
  • Fitosteróis;
  • Polifenóis;
  • Tióis;
  • Indóis;
  • Tocoferóis e tocotrienóis;
  • Alimentos e seus compostos bioativos;
  • Alimentos quimiopreventivos;
  • Antioxidantes;
  • Geração das espécies reativas;
  • Mecanismos fisiopatológicos;
  • ”stress oxidativo”;
  • Sistemas antioxidantes;
  • Enzimáticos de pequenas moléculas e de reparação;
  • Rede antioxidante;
  • Fibras alimentares;
  • Classificação das fibras;
  • Papel das fibras solúveis e insolúveis;
  • Efeitos fisiológicos;
  • Indicações terapêuticas na obesidade,hipercolesterolemia,constipação;
  • Fibras nos diversos alimentos;
  • Prébióticos, probióticos e simbióticos;
  • Barreira intestinal;
  • Microbioma;
  • Microbiota;
  • Disbiose;
  • Intestino permeável;
  • Evidências clínicas;
  • Principais indicações.

 

SUPLEMENTAÇÃO NA PRÁTICA ESPORTIVA (ADOLESCENTES) - 35H

  • Introdução a suplementação;
  • Metabolismo no exercício;
  • Alterações fisiológicas;
  • Adaptações;
  • Suplementação de carboidratos;
  • Proteínas e hipertrofia muscular;
  • Tipos de suplementos protécos;
  • Lipídios;
  • Antioxidantes e termogênicos;
  • Uso de ergogênicos.

 

POLÊMICAS E CONTROVÉRSIAS / TERAPIA NUTRICIONAL EM SITUAÇÕES ESPECIAIS - 35H

  • Transtornos alimentares;
  • Bulimia;
  • Anorexia;
  • Vigorexia;
  • Ortorexia;
  • Alterações de imagem corporal;
  • Vegetarianismo na infância;
  • Abordagem nutricional no autismo;
  • Abordagem nutricional na síndrome de down;
  • Manejo nutricional no "failure to thrive";
  • Cuidados no acompanhamento da criança praticante de atividade física;
  • Polêmicas em nutrição;
  • Alergias alimentares e ao leite de vaca;
  • Doença celíaca e a questão do glúten.

 

DOENÇAS CARENCIAIS - 35H

  • Vitaminas hidro e lipossolúveis;
  • Minerais;
  • “Fome oculta”;
  • Carências vitamínicas;
  • (béri-béri, escorbuto, raquitismo, pelagra, etc);
  • Deficiências minerais (ferro, zinco, cálcio, etc);
  • Utilização clínica de vitaminas e minerais.

 

OBESIDADE E SUAS CO-MORBIDADES - 35H

  • Epidemiologia da obesidade infanto-juvenil;
  • Situação do brasil;
  • Transição nutricional;
  • Fatores determinantes;
  • Comorbidades;
  • Manejo nutricional e farmacológico;
  • Fisiopatologia da aterosclerose;
  • Fatores de risco para doenças cardio-vasculares colesterol e sua oxidação;
  • Abordagem farmacológica;
  • Abordagem dietética na dislipidemias e na hipertensão arterial;
  • Abordagem na síndrome metabólica;
  • Apnéia do sono;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Esteatose hepática.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA - 35H

  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica;
  • A ciência e a produção de conhecimento;
  • Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados;
  • O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica;
  • Fundamentação teórica na construção do texto;
  • Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.

 

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H

  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

PÚBLICO-ALVO

Médicos

COORDENADOR

WALTER TAAM FILHO

Coordenador

DOUTOR
Graduação em Medicina-Universidade Gama Filho-Rio de Janeiro,Brasil (1977).Residência médica em Pediatria-Hospital Geral de Jacarepaguá (1978-1979). Especialista por concurso em Pediatria -Sociedade Brasileira de Pediatria (1981). Exerceu diversos cargos na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro: Assessor-Chefe de Planejamento e Orçamento ,Diretor dos Centros Municipais de Saúde Oswaldo Cruz e Manoel José Ferreira. Doutorado em Ciência dos Alimentos pelo Instituto de Química -UFRJ (conceito capes 6) Aposentado como Médico Pediatra da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro,atualmente Médico do Ministério da Saúde,atuando no Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD). Coordenador e Professor de Pós-Graduação em Nutrologia da Universidade Veiga de Almeida . Membro do Comitê de Nutrologia da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro, no qual ocupou a Presidência no triênio 2007-2009. Tem experiência na área de Medicina, com especialização em Pediatria, atuando principalmente na área de Nutrologia em acompanhamento de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade,além de dedicar-se como área de interesse nos processos de utilização de Alimentos Funcionais,estudo de micronutrientes e de mecanismos oxidativos e de antioxidação biológicos.

PROFESSOR

SEBASTIÃO SÉRGIO FARIAS LIMA

MESTRE

Nutricionista; Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental – Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Prof. Curso Graduação e Pós-graduação da Universidade Veiga de Almeida – RJ; Pesquisador do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército; Principais áreas de atuação: Nutrição Esportiva, Avaliação da Composição Corporal.

MARIA ESTHER DE ARAUJO

MESTRE

Formada em Fonoaudiologia; Mestra em Gestão Ambiental (UNESA) com linha de pesquisa em Educação e Saúde; Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, possui Pós-Graduação em Saúde da Família (UCAM), em Gestão de EaD (UFJF) e em Docência do Ensino Superior (UCAM); Qualificada profissionalmente em Saúde Pública na área de Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ); Atua no planejamento e gestão de cursos de graduação e pós-graduação, tanto na modalidade a distância (EaD) quanto presencial, bem como na elaboração de material didático-pedagógico; Docente, atua em disciplinas teóricas e práticas, além da Orientação de TCC, tanto na graduação quanto na pós-graduação; Atuou em projetos relevantes, desenvolvidos pela UERJ (NUSEG e CEPUERJ), destacando-se a Coordenação Operacional no Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, no segmento Educação - Formação de Professores.

GILCE ANDREZZA DE FREITAS FOLLY

MESTRE

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Minas - Muriaé (2010) e Mestrado em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014).Professora Adjunto do curso de Graduação em Nutrição da Universidade Presidente Antônio Carlos (Barbacena-MG), professora adjunto III na Faculdade do Sudeste Mineiro - FACSUM/FJF, coordenadora e professora da Pós-graduação em Nutrição e Gastronomia do Instituto Educacional São Pedro IESPE/UNIREDENTOR (Juiz de Fora), professora e tutora da Pós-Graduação em Nutrologia EAD do Centro Universitário Redentor - RJ.

GUSTAVO CHICAYBAM PEIXOTO

DOUTOR

Nutricionista; Mestre e Doutor em Química Biológica – UFRJ; Professor do Curso de Graduação em Nutrição na Universidade Veiga de Almeida – RJ e da Faculdade Arthur Sá Erp – Faculdade de Medicina de Petrópolis; Coordenador do Curso de Pós-graduação em Nutrição Esportiva aplicada à Saúde e ao Desempenho Físico Nutmed; Principais áreas de atuação: Bioquímica de Macronutrientes, Nutrigenética/Nutrigenômica, Nutrição Esportiva;

FRANCINE ALBERNAZ TEIXEIRA FONSECA LOBO

DOUTOR


Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (2010), Especialização em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva, Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Ciências Aplicadas a Produtos Para Saúde na área de Desenvolvimento de novos produtos para saúde pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense. Realizou parte da pesquisa de tese de doutorado no Laboratório de Color Y Calidad de los Alimentos do Prof. Dr. Francisco Heredia, Universidade de Sevilha, España, aprofundando seus estudos em caracterização dos compostos bioativos, principalmente de fenóis e carotenoides, utilizando o UHPLC e RRLC. Para tal recebeu bolsa da Capes. Em 2016, trabalhou na Universidade do Chile (Santiago) e Universidade Austral do Chile (Valdívia), estudando ensaios de biodisponibilidade in vitro de compostos bioativos (fenóis e carotenoides) e caracterização de açúcares por HPLC-IR em polpa de manga desidratada por foam mat drying, com os profs. Dra. Robert Paz e Dr. Javier Parada. Atualmente é professora das Disciplinas Tópicos em Segurança Alimentar e Nutricional do Curso de Pós-Graduação em Nutrologia da Faculdade Redentor, Composição e Bioquímica dos alimentos na Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Análise de Alimentos no Curso de Especialização em Ciência dos medicamentos e alimentos da UFF e atua como nutricionista na Clínica Seiton. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Segurança Alimentar e Nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas: carotenoides, ciclodextrinas, inclusão molecular, pimentão amarelo, ciclodextrina, mangiferina, fenóis, métodos de desidratação de alimentos e propriedades funcionais.

ROSANE RODRIGUES CAETANO

MESTRANDO


Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e residência médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (1991). Pós-graduação em Nutrologia – FCMSP/MEC (2013).  Mestranda da Universidad Europea Del Atlantico – Especialização em Nutrigenômica e Biotecnologia. Membro do Comitê de Nutrologia Pediátrica SOPERJ.

BRUNA DE SIQUEIRA BARROS

MESTRE


Graduação em Faculdade de Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2010), residência médica em Pediatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), pós graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (2015), mestre em medicina pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas - PGCM UERJ (2017). Atualmente é pediatra da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Trabalhou como professora substituta de Pediatria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) de Julho 2013 a Agosto 2014 e como professora substituta de Nutrologia Pediátrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Setembro de 2013 a Julho de 2015 Títulos de Especialista em Pediatria e Nutrologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria

MARIA CAROLINA DE PINHO PORTO

MESTRE


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e residência médica em pediatria no Hospital Universitário da UFJF. Atualmente é professora cedida departamento de nutrologia pediátrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), professora no curso de pós graduação em nutrologia pediátrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ),médica neonatologista concursada na prefeitura de Cabo Frio, rotina médica na UTI Neonatal da Clinica Pediátrica da Região dos Lagos(CLIPELl) e na UTI neonatal do Hospital Estadual dos Lagos(HELAGOS). Pós graduada em terapia nutricional , Especialista em pediatria e Nutrologia pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nutrologia pediátrica.

JULIA DONIZETTI LINS DE ALBUQUERQUE

ESPECIALISTA


Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá, residência médica em pediatria pelo Hospital Municipal Jesus, residência médica em Nutrologia pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Atualmente é professora Auxiliar do internato de pediatria da Fundação Técnico Souza Marques, plantonista da emergência pediátrica do Hospital Caxias D´or e membro da equipe de Terapia Nutricional pediátrica do TNC-GAN, atuando no Complexo Hospitalar de Niterói.

MONICA DE ARAÚJO MORETZSHON

ESPECIALISTA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1991). Atualmente é Pediatra Nutróloga do Serviço de Nutrologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.


Duvidas Frequentes

1. Como é a Pós-Graduação EaD da UniRedentor?

Um curso de excelência, desenvolvido e coordenado por profissionais de destaque, ensinando a você o que realmente importa para destacar-se no mercado de trabalho. 

É assim a Pós-graduação da UniRedentor.

2. Como o curso é organizado?

O curso conta com as disciplinas específicas, abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada, e 02 (duas) de estudo e pesquisa, complementando a formação do aluno.

Cada disciplina tem uma carga horária específica, com uma duração de 05 (cinco) semanas, que deverão ser concluídas em 15 meses. Entre uma disciplina ou modulo você terá um intervalo de 01(uma) semana para concluir as atividades pendentes ou relaxar, se estiver tudo em dia. Este calendário estará disponível no início do curso.

3. Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma de estudos e uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board (Bb). Esta plataforma é utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e até mesmo pelas Academias Militares Americanas e Europeias. Dessa forma, oferecemos o que há de mais moderno e atual aos nossos alunos, que poderão estudar acessando o ambiente do seu computador, tablet e até mesmo no seu smartphone. Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

4. Como acontece a disciplina?

As disciplinas contam com videoaulas dinâmicas, gravadas em sequência, para serem assistidas de acordo coma sua disponibilidade, seguindo o calendário estabelecido pela disciplina. Além disso, você terá acesso a artigos científicos e bibliotecas digitais que fornecem material de estudo completar à sua formação. 

Em cada disciplina você terá exercícios avaliativos e vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

5. Como serão as Avaliações?

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas na plataforma, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial, valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0 (dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina.

As avaliações presenciais podem ocorrer em 02 (dois) momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 (um) momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 (duas) avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina específica e a segunda na conclusão da última disciplina específica) ou (a primeira e a segunda na conclusão da última disciplina específica). Ambas deverão ser agendadas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você. 

Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final será online.

6. Onde são os polos?

Abaixo segue uma lista das possíveis cidades que você poderá escolher para realizar os encontros presenciais obrigatórios.

Estado / Cidade

- Bahia - Salvador
- Distrito Federal- Brasília
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro / Queimados
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

As cidades podem ser alteradas no decorrer do curso e, por este motivo, deve-se confirmar no ato do agendamento o local, dia e horário disponíveis.

7. Quais documentos para a matrícula?

Após a inscrição no site, o aluno fará upload pelo portal de matrícula ou poderá enviar no e-mail pos.atendimento@redentor.edu.br os seguintes documentos:

- Diploma de graduação (frente e verso)
- Carteira de Identidade (frente e verso);
- CPF;
- 01 foto 3x4;
- Certidão civil (nascimento ou casamento)
- Título de eleitor com o comprovante de votação
- Comprovante de Residência;
- Certificado de Reservista (sexo masculino)

- CRM (somente para cursos de medicina)