Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490h, subdivididas em 11 disciplinas específicas e 2 disciplinas dedicadas a pesquisa e estudos individuais e/ou coletivos. O curso é totalmente online e pode ser concluído em 16 meses. As provas são realizadas presencialmente, em um de nossos polos, com agendamento prévio, de acordo com a preferência e disponibilidade do aluno.

Pré-requisitos

Portadores de Diplomas de Graduação em Medicina.

Investimento

Mensalidades:



APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos considerável retomada de interesse tem envolvido aspectos nutricionais no que concerne a estreita relação entre alimentos e doenças crônicas não-transmissíveis, longevidade, resposta imunológica, desempenho esportivo, performance cognitiva, entre outras. Pesquisas demonstram que a boa utilização dos nutrientes é capaz de prevenir e tratar diversas enfermidades, o que torna este conhecimento crucial para a prática clínica nas diversas especialidades, tornando o alimento uma importante arma no arsenal terapêutico a ser utilizada pelo profissional.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

  • Habilitar médicos no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças envolvendo aspectos nutricionais.

Objetivos Específicos:

  • Ao concluir o curso, o profissional estará apto a: Orientar pacientes e Prevenir o desenvolvimento de diversas patologias. Identificar os processos fisiopatológicos e as alterações nutricionais envolvidos na doença instalada. Utilizar recursos terapêuticos nutricionais, acrescentando-os ao arsenal convencional. Possibilitar melhoria na qualidade de vida dos pacientes em acompanhamento, tanto no aspecto de prevenção quanto como suporte no tratamento de doenças em curso.

DISCIPLINAS

BASES DA NUTROLOGIA – 35H

Ementa: Conceitos básicos em nutrologia carboidratos, lipídios e proteínas tabelas de recomendação nutricional (dri, rda, ingestão máxima, etc) pirâmide nutricional, conceito de biodisponibilidade metabolismo produção energética, alterações metabólicas provocadas: pelo jejum/no paciente crítico/exercício físico.

 

TÓPICOS EM NUTROLOGIA - 35H

Ementa: Avaliação e composição corporal métodos antropométricos (uso de gráficos, circunferências, pregas cutâneas) métodos laboratoriais avaliação em diferentes ciclos de vida (criança, gestante, idoso) bases da prescrição dietética principais grupos alimentares, cálculo de necessidades, formulação de dietas.

 

TÓPICOS EM SEGURANÇA ALIMENTAR  E NUTRICIONAL - 35H

Ementa: Legislação aditiva alimentar conservante transgênicos/organismo geneticamente modificado.

 

NUTROLOGIA CLÍNICA I - OBESIDADE - 35H

Ementa: Epidemiologia fatores determinantes obesidade no adulto obesidade infanto-juvenil recursos farmacológicos acompanhamento pós-cirúrgico bariátrico.

 

NUTROLOGIA CLÍNICA II - DOENÇAS CARENCIAIS - 35H

Ementa: Carências vitamínicas, carências minerais, conceito de fome oculta.

 

NUTROLOGIA CLÍNICA III - DOENÇAS CRONICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS - 35H

Ementa: Patologias digestivas (dii, d. Celíaca,alergia alimentar) manejo nutricional das hepatopatias manejo nutricional nas nefropatias diabetes síndrome metabólica (manejo farmacológico e nutricional).

 

NUTROLOGIA CLÍNICA IV - ALIMENTOS FUNCIONAIS - 35H

Ementa: Alimentos funcionais (nutracêuticos, quimiopreventivos) fibras alimentares prebióticos,probióticos e simbióticos antioxidantes.

 

NUTROLOGIA CLÍNICA V - NUTRIÇÃO NOS CICLOS DE VIDA - 35H

Ementa: Nutrição na infância saúde da mulher (gestante, climatério) fitoterápicos de uso na gestação nutrição do idoso.

 

NUTROLOGIA CLÍNICA VI - SUPLEMENTAÇÃO NA PRÁTICA ESPORTIVA - 35H

Ementa: Suplementos para o praticante de atividade física ergogênicos suplementação para atletas.

 

NUTROLOGIA CLÍNICA VII - BASES DA ALIMENTAÇÃO ENTERAL E PARENTERAL - 35H

Ementa: Histórico, conceitos básicos, indicações.

 

NEUROTRANSMISSORES / ENVELHECIMENTO CEREBRAL - 35H

Nutrição e deficit cognitivo, alterações arteriais, stress oxidativo cerebral, papel da insulina, homocisteína e hormônios, alterações do humor, depressão, ansiedade, papel da serotonina, dopamina, norepinefrina, gaba, modulação nutricional de neurotransmissores, possível papel dos probióticos. Doenças neurodegenerativas (d. Alzheimer, Parkinson).

 

METODOLOGIA DA PESQUISA - 35H

Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.

 

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H

Ementa: Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.


PÚBLICO-ALVO

Médicos.

COORDENADOR

WALTER TAAM FILHO

Coordenador

DOUTOR
Graduação em Medicina-Universidade Gama Filho-Rio de Janeiro,Brasil (1977).Residência médica em Pediatria-Hospital Geral de Jacarepaguá (1978-1979). Especialista por concurso em Pediatria -Sociedade Brasileira de Pediatria (1981). Exerceu diversos cargos na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro: Assessor-Chefe de Planejamento e Orçamento ,Diretor dos Centros Municipais de Saúde Oswaldo Cruz e Manoel José Ferreira. Doutorado em Ciência dos Alimentos pelo Instituto de Química -UFRJ (conceito capes 6) Aposentado como Médico Pediatra da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro,atualmente Médico do Ministério da Saúde,atuando no Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD). Coordenador e Professor de Pós-Graduação em Nutrologia da Universidade Veiga de Almeida . Membro do Comitê de Nutrologia da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro, no qual ocupou a Presidência no triênio 2007-2009. Tem experiência na área de Medicina, com especialização em Pediatria, atuando principalmente na área de Nutrologia em acompanhamento de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade,além de dedicar-se como área de interesse nos processos de utilização de Alimentos Funcionais,estudo de micronutrientes e de mecanismos oxidativos e de antioxidação biológicos.

http://lattes.cnpq.br/7369218152376723

PROFESSOR

ANTONIO CLÁUDIO GOULART DUARTE

Médico,nutrólogo- Doutor UFRJ /Coordenador da Comissão de Avaliação e Terapia Nutricional HUCFF-UFRJ.

CARLOS EDUARDO DAS NEVES

Nutricionista e Educador Físico/Mestre UFF- Professor e Coordenador do curso de Nutrição UVA-RJ.

CÉLIA REGINA DA SILVA

Médica , Ginecologia/Mestre -Santa Casa de Saúde -SP/Docente UFRJ.

DANIELE DA SILVA BASTOS SOARES

Nutricionista/Doutora IQ/UFRJ -Professora UFF.

DÉCIO LUÍS ALVES

Médico, Ginecologia/Mestre- Santa Casa de Saúde -SP /Docente UFRJ.

ELISABETE QUEIRÓZ CALDEIRA NEVES

Nutricionista/ Mestre UFRJ- Professora UVA e Centro Universitário São Camilo.

ELISABETE DORIGHETTO BORGES

Mestre ENSP- FIOCRUZ

ERIC SLYWITCH

Médico, Nutrologia/Mestre UNIFESP.

FERNANDA CRISTINA CARVALHO MATTOS MAGNO

Nutricionista/Mestre /Doutoranda UFRJ.

JOÃO RÉGIS IVAR CARNEIRO

Médico, Endocrinologista e Nutrólogo/Doutor UFRJ -Professor visitante UERJ.

JOSÉ CÉSAR JUNQUEIRA

Médico, Gastroenterologista infantil/Doutor UFRJ.

RONALDO TAAM

Médico, Gastroenterologia-Endoscopia/Mestre UFRJ -Hospital Gafrée Guinle UNIRIO

SEBASTIÃO SÉRGIO FARIAS LIMA

MESTRE

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor de graduação nas modalidades presencial e à distância da Universidade Veiga de Almeida para cursos de saúde; professor de pós-graduação presencial e à distância da UniRedentor em Nutrologia e NUTMED em pós-graduações de Nutrição. E também é graduando de Psicologia na UVA. Atuou como pesquisador e nutricionista no IPECEFEx. Tem experiência na elaboração de disciplinas virtualizadas para plataforma Canvas e Blackboard na graduação e pós-graduação da área de saúde. E na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição humana, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional, nutrição esportiva, estado nutricional, capacitação física, hipotálamo e metabolismo energético.