09/10/2020 (Turma em andamento) - Inscrições até 12/03/2021. A partir do pagamento e entrega da documentação, o acesso será liberado em até 72 horas úteis.
Carga Horária: 455 h
Pré-requisitos
Portadores de diploma de graduação em Psicologia.
Investimento
Inscrição: R$ 150,00
Mensalidades:
18 x R$ 640,00
INSCREVA-SE
Educação a Distância - Início do curso: 2° Semestre de 2020
APRESENTAÇÃO
O Intensivismo é uma especialidade que apresenta um caráter interdisciplinar voltado para o cuidado da pessoa em estado crítico, de forma ininterrupta, por uma equipe de profissionais de saúde com treinamento e competências específicas.
A Psicologia aplicada a Terapia Intensiva, propõem desafios epistemológicos e técnicos que levam à constituição de um corpo de conhecimento próprio, favorecendo o surgimento da prática psicológica aplicada à UTI, mediante projetos e pesquisas relevantes, tomando como objeto de estudo as relações interacionais entre equipe de saúde, família e paciente.
OBJETIVOS
Possibilitar ao psicólogo a integração de conhecimentos teóricos e práticos no contexto de cuidados em Psicologia aplicada à Terapia Intensiva.
Aprimorar o conhecimento na atuação psicológica em ambientes de cuidados intensivos nas interações, equipe, paciente e família;
Proporcionar o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desempenho de atividades clínicas, técnico-humanitárias, éticas e de educação continuada junto às equipes de saúde;
Incentivar o desenvolvimento de estudos e investigações em protocolos e pesquisas para a Psicologia aplicada à Medicina intensiva.
DISCIPLINAS
Gestão em Equipe Multiprofissional em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções dos aspectos da gestão multiprofissional em UTI com base nas legislações/normativas ANVISA e ONA Brasil; discussão de cases no ponto de vista multiprofissional, assim como entender o papel de diversas áreas profissionais que atuam em UTI.
Humanização em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de humanização em UTI, tais como identificação da infraestrutura adequada/humanização para o paciente e sua família, assim como para os profissionais de saúde; melhoria das técnicas de comunicação com a equipe e paciente/família; métodos de prevenção e detecção das PICS; métodos de prevenção/detecção do Burnout.
Cuidados Paliativos em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências, noções básicas e avançadas quanto a Cuidados Paliativos.
Introdução à Farmacologia Clínica em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá noções básicas e avançadas sobre farmácia clinica e seus aspectos relacionados a equipe multiprofissional, tais como interação medicamentosa, entre outras.
Trabalho de Conclusão de Curso em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o especializando para entender as diferentes metodologias de pesquisa, assim como auxiliar no desenvolvimento do TCC.
Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saúde e Psicologia Intensiva, especificidades e atribuições - 35H
Ementa: Caracterizar o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva pela perspectiva do paciente, familiar e equipe multidisciplinar. Especificidade nas atuações do Psicólogo Intensivista. Definir as competências do Psicólogo para a atuação em Unidades de Terapia Intensiva. Apresentar as atribuições na sistematização do Trabalho. O psicólogo e as atribuições junto equipe de saúde. Descrever as principais atribuições do psicólogo enquanto membro da equipe e seu papel facilitador nas relações. Identificar situações para gerenciamento de conflitos.
Manejo com o paciente adulto - (E.E.M. Dor, agitação, Delirium, segurança do paciente) - 35H
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o especializando para entender o controle da dor, privacidade (atenção ao seu pudor), individualidade; Direito à informação, ser ouvido nas suas queixas e angústias; Ambiente adequado para o sono; Atenção às suas crenças e espiritualidade. Entender os estados confusionais, delírio e as alterações neuropsiquiátricas agudas ou subagudas que afetam a consciência e desenvolver habilidades para atender esta demanda. Compreender a etiologia da confusão mental. Avaliação com a ferramenta CAM e seus protocolos.
A Família na Unidade de Terapia Intensiva /Gestão de Conflitos /Habilidades Comunicativas - 35H
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o especializando para entender e Identificar a importância da conferência familiar na construção de uma boa relação equipe/família. Sugerir formas de conduzir e estruturar a conferência familiar de acordo com as melhores evidências da literatura. Compreender o papel da família na UTI. Identificar reações emocionais; reconhecer o tempo requerido para o ajustamento familiar após a internação na UTI; atuar com famílias difíceis – intervenções sugeridas; Protocolos de comunicação de más notícias.
Especificidades da Psicologia na UTI Neonatal e Pediátrica - 35H
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o especializando para entender a UTI Neonatal e UTI Pediátrica: realidade e possibilidades. Desde a chegada do bebê à UTI e o tempo do cuidado. A permanência do bebê na UTI e o trabalho em equipe; a singularidade do cuidar. Relação pais-bebês em situações especiais. Assistência Psicológica em UTI Neonatal. Assistência Psicológica em UTI Pediátrica. Cuidados psicológicos ao pais e acompanhantes. Visitas de crianças na UTI pediátrica e Neonatal; O brincar e sua função terapêutica na internação. Abordagens para favorecer a capacidade de enfrentamento da criança durante a internação.
Aspectos da Morte e Morrer (luto à espiritualidade) - 35H
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o especializando para entender o manejo psicológico da família em situações de gravidade e processo de morte; Luto e Espiritualidade; Diferenças entre espiritualidade e religiosidade; condução do processo de morrer; Aspectos emocionais no trato do luto nas diferentes faixas etárias.
A Equipe Multiprofissional - Burnout - Fadiga por compaixão - 35H
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o especializando para entender a síndrome que afeta os trabalhadores encarregados de cuidar; Fator exaustão emocional; Fator envolvimento pessoal; Trabalho e despersonalização. A importância do autocuidado para um melhor cuidar do paciente. Reflexão sobre os possíveis desencadeantes da fadiga por compaixão. Possibilitar o contato com alguns dos procedimentos / protocolos empregados para a prevenção da síndrome.
Atuação do psicólogo no Processo de Captação, Doação e Transplante de Órgãos - 35H
Ementa: Entender a doação de órgãos. Consentimento Familiar. Principais pontos das leis do transplante. Atendimento à família após o primeiro teste clínico, oferecendo apoio e criando vínculos afetivos. Investigação sumária dos familiares, identificando o líder positivo e/ou negativo da doação. Participação na entrevista familiar. Apoio emocional aos familiares durante todo o processo. Apoio emocional dos membros da CIHCOT. Acompanhamento familiar no pós-doação.
Reabilitação Psicológica Após a Alta da UTI - PIC’s - 35H
Ementa: Definição de PICS e PICS-family. A importância da transferência do cuidado da UTI para a enfermaria. Incidência e fatores de risco para o desenvolvimento de PICS. Manifestações clínicas e seus efeitos no psiquismo do paciente e da família. Manifestações emocionais (ansiedade, depressão e TEPT). O papel da equipe na prevenção e manejo da PICS. Como melhorar a experiência do paciente e da família na UTI. O paciente crítico crônico e o impacto na qualidade de vida no paciente e da família.
PÚBLICO-ALVO
Psicólogos.
Psicologia em Terapia Intensiva - Redentor/AMIB (EAD)
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COORDENADOR
Raquel Pusch
Coordenador
Psicóloga Cognitiva . Mestre em Organização e Desenvolvimento - Políticas Públicas na Área da Sáude pela FAE Business School - Centro Universitário - Curitiba - Pr.
Especialista em Psicologia da Família - INEPE - Instituto Nacional de Ensino, Pós-Graduação e Extensão - São Paulo -SP.
Especialista em Psicologia da Saúde Mental, Psicopatologia, Psicanálise PUC - PR .
Especialista em Psicologia Hospitalar - CFP .
Latu Sensu em Gestão de Conflitos e Crises nas Organizações e Sistemas Familiares - UNB - Brasília - DF .
Latu Sensu em Filosofia Clinica - ITECNE - Curitiba - PR; .
Latu Sensu em Psicologia Positiva - PUC-RS .
Presidente do Departamento de Psicologia da AMIB - Associação de Medicina Intensiva Brasileira. (2016 - 2019) .
Diretora do Departamento de Psicologia da SOTIPA - Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná. (2002 - 2013) e GESTÃO 2018 a 2019.
PROFESSOR
DÚVIDAS FREQUENTES
1. Como é a Pós-Graduação EaD da UniRedentor?
Um curso de excelência, desenvolvido e coordenado por profissionais de destaque, ensinando a você o que realmente importa para destacar-se no mercado de trabalho. É assim a Pós-graduação da UniRedentor.
2. Como o curso é organizado?
O curso conta com as disciplinas específicas, abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada, e 05 (cinco) disciplinas Multiprofissionais, para entender o papel de cada profissional que integram uma equipe na UTI.
3. Como é a plataforma de ensino?
Nossa plataforma de estudos é uma das mais avançadas do mundo, chamada CANVAS. Esta plataforma é utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e até mesmo pelas Academias Militares Americanas e Europeias. Dessa forma, oferecemos o que há de mais moderno e atual aos nossos alunos, que poderão estudar acessando o ambiente do seu computador, tablet e até mesmo no seu smartphone. No ambiente todos os vídeos e textos estarão disponíveis até a conclusão do curso.
4. Como acontece a disciplina?
As disciplinas contam com videoaulas dinâmicas, gravadas em sequência, para serem assistidas de acordo coma sua disponibilidade, seguindo o calendário estabelecido pela disciplina. Além disso, você terá acesso a artigos científicos e bibliotecas digitais que fornecem material de estudo completar à sua formação.
Em cada disciplina você terá atividades avaliativas e vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns sobre temas do dia a dia profissional.
5. Como serão as Avaliações?
As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas no ambiente, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial (excepcionalmente online devido a pandemia), valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0 (dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina.
As avaliações podem ocorrer em 02 (dois) momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 (um) momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 (duas) avaliações (a primeira na conclusão da metade das disciplinas específicas e a segunda na conclusão da outra metade) ou (a primeira e a segunda na conclusão da grade). Ambas as avaliações deverão ser agendadas com nossa secretaria.
Nos casos de reprovação em alguma disciplina, será realizado um exame final online com nota substitutiva.
6. Quais documentos para a matrícula?
Após a inscrição no site, o candidato deverá enviar os seguintes documentos para o e-mail:
pos.atendimento@redentor.edu.br
- Diploma de graduação (frente e verso);
- Carteira de Identidade (frente e verso);
- CPF;
- 01 foto 3x4;
- Certidão civil (nascimento ou casamento);
- Título de eleitor com o comprovante da última votação;