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Data de Início

11/11/2019 - A partir da entrega da documentação e pagamento, o acesso será liberado em até 72 horas após o início do curso.

Carga Horária: 525 h

Pré-requisitos

Graduação concluída.

Público-alvo

Psicólogos

Objetivos

  • Possibilitar ao psicólogo a integração de conhecimentos teóricos e práticos no contexto de cuidados em Psicologia aplicada à Terapia Intensiva.
  • Aprimorar o conhecimento na atuação psicológica em ambientes de cuidados intensivos nas interações, equipe, paciente e família;
  • Proporcionar o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desempenho de atividades clínicas, técnico-humanitárias, éticas e de educação continuada junto às equipes de saúde;
  • Incentivar o desenvolvimento de estudos e investigações em protocolos e pesquisas para a Psicologia aplicada à Medicina intensiva.



Investimento

Inscrição: R$ 150,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 640,00

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INSCREVA-SE

Educação a Distância - Início do curso: 2° Semestre de 2019

* Forma de pagamento:




APRESENTAÇÃO


O Intensivismo é uma especialidade que apresenta um caráter interdisciplinar voltado para o cuidado da pessoa em estado crítico, de forma ininterrupta, por uma equipe de profissionais de saúde com treinamento e competências específicas.

A Psicologia aplicada a Terapia Intensiva, propõem desafios epistemológicos e técnicos que levam à constituição de um corpo de conhecimento próprio, favorecendo o surgimento da prática psicológica aplicada à UTI,  mediante projetos e pesquisas relevantes, tomando como objeto de estudo as relações interacionais entre equipe de saúde, família e paciente.


Obs.:

Curso 100% Ead





DISCIPLINAS


1- ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS INTENSIVOS - 35h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções da atuação multiprofissional em UTI com base nas legislações/normativas ANVISA e ONA Brasil; discussão de casos clínicos no ponto de vista multiprofissional.


2- BIOÉTICA EM SAÚDE - 35h

Ementa:

- Ética e Bioética nos serviços de psicologia na saúde. 

- Humanização nas relações da equipe, pacientes e familiares. Bases teóricas da Bioética. 

- Diretrizes da psicologia nas tratativas da humanização.


3- HUMANIZAÇÃO EM UTI: INFRAESTRUTURA, COMUNICAÇÃO, PREVENÇÃO DAS PICS, DETECÇÃO/PREVENÇÃO DO BOURNOUT - 35h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de humanização em UTI, tais como identificação da infraestrutura adequada/humanização para o paciente e sua família, assim como para os profissionais de saúde; melhoria das técnicas de comunicação com a equipe e paciente/família; métodos de prevenção e detecção das PICS; métodos de prevenção/detecção do Bournout.


4- CUIDADOS PALIATIVOS - 35h

Ementa:

O módulo Cuidados Paliativos: Visão multidisciplinar, apresenta ao aluno:

- Definições e Princípios dos cuidados paliativos;

- Bioética em Cuidados Paliativos;

- Relação dos Cuidados Paliativos com Equipe multidisciplinar;

- Cuidados Paliativos em Unidade de Terapia Intensiva

- Conferencias familiares para tomada de decisão; 

- Cuidando do Cuidador- Processo de morte e Luto- Cuidados em Final de vida.


5- PSICOLOGIA HOSPITALAR, PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA INTENSIVA, ESPECIFICIDADES E ATRIBUIÇÕES - 35h

Ementa:

- Caracterizar o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva pela perspectiva do paciente, familiar e equipe multidisciplinar;

- Especificidade nas atuações do Psicólogo Intensivista;

- Definir as competências do Psicólogo para a atuação em Unidades de Terapia Intensiva;

-Apresentar as atribuições na sistematização do Trabalho;

- O psicólogo e as atribuições junto equipe de saúde;

- Descrever as principais atribuições do psicólogo enquanto membro da equipe e seu papel facilitador nas relações; 

- Identificar situações para gerenciamento de conflitos.


6- MANEJO COM O PACIENTE ADULTO - (E.E.M. DOR, AGITAÇÃO, DELIRIUM) - 35h

Ementa:

- Controle da dor, privacidade (atenção ao seu pudor), individualidade; 

- Direito à informação, ser ouvido nas suas queixas e angústias; - Ambiente adequado para o sono; Atenção às suas crenças e espiritualidade;

- Entender os estados confusionais, delírio e as alterações neuropsiquiátricas agudas ou subagudas que afetam a consciência;  - Desenvolver habilidades para atender esta demanda. Compreender a etiologia da confusão mental. Avaliação com a ferramenta CAM.


7- A FAMÍLIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA - 35h

Ementa:

- Identificar a importância da conferência familiar na construção de uma boa relação equipe/família; 

- Sugerir formas de conduzir e estruturar a conferência familiar

de acordo com as melhores evidências da literatura; 

- Conceitos de Família; 

- Papel da família na UTI; 

- Identificar reações emocionais da família; 

- Reconhecer o tempo requerido para o ajustamento familiar após a internação na UTI; 

- Acolhimento familiar; 

- Famílias difíceis – intervenções sugeridas;


8- HABILIDADES COMUNICATIVAS NA UTI (FAMILIA, PACIENTE, EQUIPES) - 35h

Ementa:

- Este modulo trabalhará o Contexto Psicológico da Comunicação;

- Comunicação de más notícias;

- Competência Interpessoal como pré-requisito para uma Comunicação Eficaz;

- Assertividade; 

 - Adequação na abordagem ao Paciente /Familiares e Equipe;

- Qualidade e segurança de mãos dadas com a comunicação;

- Comunicação não verbal;

- Consciência Situacional; 

- Protocolos de comunicação para os pacientes, Familiares e equipe.


9- A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL - BURNOUT - 35h

Ementa:

- Entender a síndrome que afeta os trabalhadores encarregados de cuidar;

- Fator exaustão emocional; 

- Fator envolvimento pessoal; 

- Trabalho e despersonalização; 

- A importância do auto-cuidado do profissional para um melhor cuidar do paciente; 

- A diferença entre estresse e burnout. e o  conceito e sintomas do estresse; 

- Compreensão dos fatores facilitadores e desencadeantes do burnout;

- Conceito e sintomas da síndrome de burnout; 

- Reflexão sobre os possíveis desencadeantes de burnout em psicólogos intensivistas;

- Possibilitar o contato com alguns dos procedimentos empregados para a prevenção da síndrome de burnout. 


10- ESPECIFICIDADES DA PSICOLOGIA NA UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA - 35h

Ementa:

- UTI Neonatal e UTI Pediátrica: realidade e possibilidades;

- A chegada do bebê à UTI e o tempo do cuidado;

- A permanência do bebê na UTI e o trabalho em equipe: a singularidade do cuidar;

- Relação pais-bebês em situações especiais;

- Assistência Psicológica em UTI Neonatal;

- Assistência Psicológica em UTI Pediátrica;

- Cuidados psicológicos ao pais e acompanhantes;

- Visitas de crianças na UTI pediátrica e Neonatal;

- O brincar e sua função terapêutica na internação;

- Abordagens para favorecer a capacidade de enfrentamento da criança durante a internação.


11- ASPECTOS DA MORTE E MORRER (LUTO À ESPIRITUALIDADE) - 35h

Ementa:

- Manejo psicológico da família em situações de gravidade e processo de morte; 

- Luto e Espiritualidade;  Difçerenas entre espiritualidade e religiosidade; 

- Condução do processo de morrer; 

- Aspecto emocional no trato do luto nas diferentes faixas etárias. 


12- REABILITAÇÃO PSICOLÓGICA APÓS A ALTA DA UTI - PIC’S - 35h

Ementa:

- Definição de PICS e PICS-family; 

- A importância da transferência do cuidado da UTI para a enfermaria; 

- Incidência e fatores de risco para o desenvolvimento de PICS; 

- Manifestações clínicas e seus efeitos no psiquismo do paciente e da família;

- Manifestações emocionais (ansiedade, depressão e TEPT); 

- O papel da equipe na prevenção e manejo da PICS;

- Como melhorar a experiência do paciente e da família na UTI; 

- O paciente crítico crônico e o impacto na qualidade de vida no paciente e da familia; 


13- ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS - 35h

Ementa:

- Entender a doação de órgãos;

- Consentimento Familiar; 

- Principais  pontos das leis do transplante; 

- Atendimento  à família após o primeiro teste clínico, oferecendo apoio e criando  vínculos afetivos; 

- Investigação sumária dos familiares, identificando o líder positivo e/ou negativo da  doação; 

- Participação na entrevista familiar; 

- Apoio emocional  aos familiares durante todo o processo;

- Apoio emocional dos membros da CIHCOT;

- Acompanhamento familiar no pós-doação.


14- GESTÃO MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS INTENSIVOS - 35h

Ementa:

- Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de gestão multiprofissional em UTI, tais como: elaboração de linhas de cuidados e de protocolos multiprofissionais; 

- Entendimento e elaboração de indicadores de qualidade e produtividade; organização e gerenciamento das ações; gerenciamento e medidas de controle de infecção.


15- DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS, MARKETING E GESTÃO DE CONFLITOS - 35h

Ementa:

- Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de gestão multiprofissional em UTI, tais como: identificar potenciais lideranças na equipe; - Desenvolver/praticar métodos de educação continuada/permanente; - Conhecer aspectos básicos de marketing institucional e pessoal; - Desenvolver habilidades para a identificação e gestão de conflitos de equipe.

COORDENADOR

PROFESSOR

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1. Como é a Pós-Graduação EaD da UniRedentor?

Um curso de excelência, desenvolvido e coordenado por profissionais de destaque, ensinando a você o que realmente importa para destacar-se no mercado de trabalho. 

É assim a Pós-graduação da UniRedentor.

2. Como o curso é organizado?

O curso conta com as disciplinas específicas, abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada, e 02 (duas) de estudo e pesquisa, complementando a formação do aluno.

Cada disciplina tem uma carga horária específica, com uma duração de 05 (cinco) semanas, que deverão ser concluídas em 15 meses. Entre uma disciplina ou modulo você terá um intervalo de 01(uma) semana para concluir as atividades pendentes ou relaxar, se estiver tudo em dia. Este calendário estará disponível no início do curso.

3. Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma de estudos e uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board (Bb). Esta plataforma é utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e até mesmo pelas Academias Militares Americanas e Europeias. Dessa forma, oferecemos o que há de mais moderno e atual aos nossos alunos, que poderão estudar acessando o ambiente do seu computador, tablet e até mesmo no seu smartphone. Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

4. Como acontece a disciplina?

As disciplinas contam com videoaulas dinâmicas, gravadas em sequência, para serem assistidas de acordo coma sua disponibilidade, seguindo o calendário estabelecido pela disciplina. Além disso, você terá acesso a artigos científicos e bibliotecas digitais que fornecem material de estudo completar à sua formação. 

Em cada disciplina você terá exercícios avaliativos e vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

5. Como serão as Avaliações?

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas na plataforma, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial, valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0 (dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina.

As avaliações presenciais podem ocorrer em 02 (dois) momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 (um) momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 (duas) avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina específica e a segunda na conclusão da última disciplina específica) ou (a primeira e a segunda na conclusão da última disciplina específica). Ambas deverão ser agendadas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você. 

Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final será online.

6. Onde são os polos?

Abaixo segue uma lista das possíveis cidades que você poderá escolher para realizar os encontros presenciais obrigatórios.

Estado / Cidade

- Bahia - Salvador
- Distrito Federal- Brasília
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro / Queimados
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

As cidades podem ser alteradas no decorrer do curso e, por este motivo, deve-se confirmar no ato do agendamento o local, dia e horário disponíveis.

7. Quais documentos para a matrícula?

Após a inscrição no site, o aluno fará upload pelo portal de matrícula ou poderá enviar no e-mail [email protected] os seguintes documentos:

- Diploma de graduação (frente e verso)
- Carteira de Identidade (frente e verso);
- CPF;
- 01 foto 3x4;
- Certidão civil (nascimento ou casamento)
- Título de eleitor com o comprovante de votação
- Comprovante de Residência;
- Certificado de Reservista (sexo masculino)

- CRM (somente para cursos de medicina)

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