facebook pixel code

Data de Início

11/11/2019 - A partir da entrega da documentação e pagamento, o acesso será liberado em até 72 horas após o início do curso.

Carga Horária: 455 h

O curso possui carga horária total de 455h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 2 disciplinas dedicadas a pesquisa e estudos individuais e/ou coletivos, totalizando 16 meses de curso.

Pré-requisitos

Portadores de Diplomas de Graduação em Psicologia e Psiquiatria.

Público-alvo

Psicólogos e Psiquiatras

Objetivos

Capacitar psicólogos e psiquiatras com registro em seus respectivos Conselhos interessados no estudo da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com crianças e adolescentes.

Investimento

Inscrição: R$ 120,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 320,00

icone do twitter

INSCREVA-SE

Educação a Distância - Início do curso: 2° Semestre de 2019

* Forma de pagamento:




APRESENTAÇÃO


Proporcionar aprofundamento na abordagem terapêutica cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes, um sistema de psicoterapia integrado e cientificamente fundamentado capacitando-os sobre sua teoria, princípios e técnicas no tratamento e prevenção de uma ampla gama de transtornos psicológicos.


DISCIPLINAS



INTRODUÇÃO À TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 35H
  • Ementa: História da TCC, teorias precursoras da TCC, Terapia Cognitiva, Terapia Comportamental, Modelo de Aaron Beck Teoria do TCC com crianças e adolescentes, peculiaridades da TCC com crianças e adolescentes, técnicas mais utilizadas na TCC com crianças e adolescentes, trabalho com pais e escola.
DESENVOLVIMENTO HUMANO DA INFÂNCIA E  ADOLESCÊNCIA, RELAÇÃO TERAPÊUTICA E ANAMNESE - 35H
  • Ementa: Desenvolvimento afetivo e emocional na infância e na adolescência, Influência do ambiente no desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente, Desenvolvimento cognitivo e psicomotor na infância e na adolescência.
  • Importância da Relação Terapêutica e Fatores fundamentais para o estabelecimento da relação terapêutica, Importância da anamnese na avaliação inicial, pontos importantes para se investigar na anamnese.
TÉCNICAS COGNITIVO COMPORTAMENTAIS - 35H
  • Ementa: Técnicas cognitivo-comportamentais utilizadas durante a terapia e adequação de cada técnica a cada transtorno.
PSICOFÁRMACOS E NEUROFISIOLOGIA DOS TRANSTORNOS - 35H
  • Ementa: Integração de todos os procedimentos avaliativos utilizados em um caso clínico.
  • Principais tipos de psicofármacos e suas aplicações em diferentes transtornos metais, TCC e psicofarmacologia como “convencer” o paciente. Neurofisiologia dos Transtornos.
TRANSTORNOS DE ANSIEDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E ESTUDO DE CASO - 35H
  • Ementa: Os transtornos da Ansiedade da infância e adolescência: Síndrome do Pânico, Fobias, Fobia Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Ansiedade de Separação, Estresse pós-traumático.
  • Descrição dos sintomas, avaliação, curso, tratamento e técnicas utilizadas.
TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - 35H
  • Ementa: O TOC na infância e adolescência, obsessões e compulsões, sintomas, etiologia, comorbidades, prognóstico, tratamento.
TRANSTORNOS DE HUMOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES  E ESTUDO DE CASO - 35H
  • Ementa: Os transtornos do humor na infância e adolescência (transtornos depressivos, transtorno bipolar), critérios diagnósticos, sintomas, avaliação e tratamento.
TRANSTORNOS DISRUPTIVOS E TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) - 35H
  • Ementa: Características dos transtornos disruptivos. Agressividade. Transtorno desafiador opositivo. Transtorno de conduta. Prevalência na infância e adolescência. Etiologia. Comorbidades. Prognóstico e tratamento.
  • TDAH: Sintomas. Diagnóstico. Avaliação. Escalas utilizadas. Tratamento e técnicas.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 35H
  • Ementa:  Critérios diagnósticos, desenvolvimento, tratamento.
FORMULAÇÃO DE CASO CLÍNICO - 35H
  • Ementa: O que é uma Formulação de caso, Para que serve uma FC, coleta dos dados, estabelecimento de hipóteses diagnósticas, Como fazer uma FC, Como escrever uma FC.
METODOLOGIA CIENTÍFICA  - 35H
  • Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.
TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO  - 70H
  • Ementa: Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

COORDENADOR

PROFESSOR

Encontre

1. Como é a Pós-Graduação EaD da UniRedentor?

Um curso de excelência, desenvolvido e coordenado por profissionais de destaque, ensinando a você o que realmente importa para destacar-se no mercado de trabalho. 

É assim a Pós-graduação da UniRedentor.

2. Como o curso é organizado?

O curso conta com as disciplinas específicas, abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada, e 02 (duas) de estudo e pesquisa, complementando a formação do aluno.

Cada disciplina tem uma carga horária específica, com uma duração de 05 (cinco) semanas, que deverão ser concluídas em 15 meses. Entre uma disciplina ou modulo você terá um intervalo de 01(uma) semana para concluir as atividades pendentes ou relaxar, se estiver tudo em dia. Este calendário estará disponível no início do curso.

3. Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma de estudos e uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board (Bb). Esta plataforma é utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e até mesmo pelas Academias Militares Americanas e Europeias. Dessa forma, oferecemos o que há de mais moderno e atual aos nossos alunos, que poderão estudar acessando o ambiente do seu computador, tablet e até mesmo no seu smartphone. Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

4. Como acontece a disciplina?

As disciplinas contam com videoaulas dinâmicas, gravadas em sequência, para serem assistidas de acordo coma sua disponibilidade, seguindo o calendário estabelecido pela disciplina. Além disso, você terá acesso a artigos científicos e bibliotecas digitais que fornecem material de estudo completar à sua formação. 

Em cada disciplina você terá exercícios avaliativos e vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

5. Como serão as Avaliações?

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas na plataforma, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial, valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0 (dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina.

As avaliações presenciais podem ocorrer em 02 (dois) momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 (um) momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 (duas) avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina específica e a segunda na conclusão da última disciplina específica) ou (a primeira e a segunda na conclusão da última disciplina específica). Ambas deverão ser agendadas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você. 

Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final será online.

6. Onde são os polos?

Abaixo segue uma lista das possíveis cidades que você poderá escolher para realizar os encontros presenciais obrigatórios.

Estado / Cidade

- Bahia - Salvador
- Distrito Federal- Brasília
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro / Queimados
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

As cidades podem ser alteradas no decorrer do curso e, por este motivo, deve-se confirmar no ato do agendamento o local, dia e horário disponíveis.

7. Quais documentos para a matrícula?

Após a inscrição no site, o aluno fará upload pelo portal de matrícula ou poderá enviar no e-mail [email protected] os seguintes documentos:

- Diploma de graduação (frente e verso)
- Carteira de Identidade (frente e verso);
- CPF;
- 01 foto 3x4;
- Certidão civil (nascimento ou casamento)
- Título de eleitor com o comprovante de votação
- Comprovante de Residência;
- Certificado de Reservista (sexo masculino)

- CRM (somente para cursos de medicina)

COMPARTILHAR


icone do twitter