facebook pixel code

Data de Início

30/11/2020 - A partir do pagamento e entrega da documentação, o acesso será liberado em até 72 horas após o início do curso.

Carga Horária: 455 h

O curso possui carga horária total de 455h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 2 disciplinas dedicadas a pesquisa e estudos individuais e/ou coletivos, totalizando 16 meses de curso.

Pré-requisitos

Portadores de Diplomas de Graduação em Psicologia e Psiquiatria.

Investimento

Inscrição: R$ 120,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 320,00

INSCREVA-SE

Educação a Distância - Início do curso: 2° Semestre de 2020

* Forma de pagamento:




APRESENTAÇÃO

Proporcionar aprofundamento na abordagem terapêutica cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes, um sistema de psicoterapia integrado e cientificamente fundamentado capacitando-os sobre sua teoria, princípios e técnicas no tratamento e prevenção de uma ampla gama de transtornos psicológicos.

OBJETIVOS

Capacitar psicólogos e psiquiatras com registro em seus respectivos Conselhos interessados no estudo da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com crianças e adolescentes.


DISCIPLINAS


INTRODUÇÃO À TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 35H
  • Ementa: História da TCC, teorias precursoras da TCC, Terapia Cognitiva, Terapia Comportamental, Modelo de Aaron Beck Teoria do TCC com crianças e adolescentes, peculiaridades da TCC com crianças e adolescentes, técnicas mais utilizadas na TCC com crianças e adolescentes, trabalho com pais e escola.
DESENVOLVIMENTO HUMANO DA INFÂNCIA E  ADOLESCÊNCIA, RELAÇÃO TERAPÊUTICA E ANAMNESE - 35H
  • Ementa: Desenvolvimento afetivo e emocional na infância e na adolescência, Influência do ambiente no desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente, Desenvolvimento cognitivo e psicomotor na infância e na adolescência.
  • Importância da Relação Terapêutica e Fatores fundamentais para o estabelecimento da relação terapêutica, Importância da anamnese na avaliação inicial, pontos importantes para se investigar na anamnese.
TÉCNICAS COGNITIVO COMPORTAMENTAIS - 35H
  • Ementa: Técnicas cognitivo-comportamentais utilizadas durante a terapia e adequação de cada técnica a cada transtorno.
PSICOFÁRMACOS E NEUROFISIOLOGIA DOS TRANSTORNOS - 35H
  • Ementa: Integração de todos os procedimentos avaliativos utilizados em um caso clínico.
  • Principais tipos de psicofármacos e suas aplicações em diferentes transtornos metais, TCC e psicofarmacologia como “convencer” o paciente. Neurofisiologia dos Transtornos.
TRANSTORNOS DE ANSIEDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E ESTUDO DE CASO - 35H
  • Ementa: Os transtornos da Ansiedade da infância e adolescência: Síndrome do Pânico, Fobias, Fobia Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Ansiedade de Separação, Estresse pós-traumático.
  • Descrição dos sintomas, avaliação, curso, tratamento e técnicas utilizadas.
TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - 35H
  • Ementa: O TOC na infância e adolescência, obsessões e compulsões, sintomas, etiologia, comorbidades, prognóstico, tratamento.
TRANSTORNOS DE HUMOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES  E ESTUDO DE CASO - 35H
  • Ementa: Os transtornos do humor na infância e adolescência (transtornos depressivos, transtorno bipolar), critérios diagnósticos, sintomas, avaliação e tratamento.
TRANSTORNOS DISRUPTIVOS E TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) - 35H
  • Ementa: Características dos transtornos disruptivos. Agressividade. Transtorno desafiador opositivo. Transtorno de conduta. Prevalência na infância e adolescência. Etiologia. Comorbidades. Prognóstico e tratamento.
  • TDAH: Sintomas. Diagnóstico. Avaliação. Escalas utilizadas. Tratamento e técnicas.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 35H
  • Ementa:  Critérios diagnósticos, desenvolvimento, tratamento.
FORMULAÇÃO DE CASO CLÍNICO - 35H
  • Ementa: O que é uma Formulação de caso, Para que serve uma FC, coleta dos dados, estabelecimento de hipóteses diagnósticas, Como fazer uma FC, Como escrever uma FC.
METODOLOGIA CIENTÍFICA  - 35H
  • Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.
TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO  - 70H
  • Ementa: Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

PÚBLICO-ALVO

Psicólogos e Psiquiatras

COORDENADOR

PROFESSOR


Duvidas Frequentes

1. Como é a Pós-Graduação EaD da UniRedentor?

Um curso de excelência, desenvolvido e coordenado por profissionais de destaque, ensinando a você o que realmente importa para destacar-se no mercado de trabalho. É assim a Pós-graduação da UniRedentor.

2. Como o curso é organizado?

O curso conta com as disciplinas específicas, abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada, e 02 (duas) de estudo e pesquisa, complementando a formação do aluno.

Cada disciplina tem uma carga horária específica, com 05 (cinco) semanas de conteúdos. Entre uma disciplina ou modulo você terá um intervalo de 01 (uma) semana para concluir as atividades pendentes ou relaxar, se estiver tudo em dia.

3. Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma de estudos é uma das mais avançadas do mundo, chamada CANVAS. Esta plataforma é utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e até mesmo pelas Academias Militares Americanas e Europeias. Dessa forma, oferecemos o que há de mais moderno e atual aos nossos alunos, que poderão estudar acessando o ambiente do seu computador, tablet e até mesmo no seu smartphone. No ambiente todos os vídeos e textos estarão disponíveis até a conclusão do curso.

4. Como acontece a disciplina?

As disciplinas contam com videoaulas dinâmicas, gravadas em sequência, para serem assistidas de acordo coma sua disponibilidade, seguindo o calendário estabelecido pela disciplina. Além disso, você terá acesso a artigos científicos e bibliotecas digitais que fornecem material de estudo completar à sua formação.
Em cada disciplina você terá atividades avaliativas e vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns sobre temas do dia a dia profissional.

5. Como serão as Avaliações?

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas no ambiente, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial (excepcionalmente online atualmente devido a pandemia), valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0 (dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina.

As avaliações podem ocorrer em 02 (dois) momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 (um) momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 (duas) avaliações (a primeira na conclusão da metade das disciplinas específicas e a segunda na conclusão da outra metade) ou (a primeira e a segunda na conclusão da grade). Ambas as avaliações deverão ser agendadas com nossa secretaria. Algumas disciplinas não possuem avaliação, pois equivalem a 10,0 pontos online, por exemplo Metodologia da Pesquisa, veja sua Matriz e esses detalhes na Sala Virtual da Coordenação.

Nos casos de reprovação em alguma disciplina, será realizado um exame final online com nota substitutiva.

6. Quais documentos para a matrícula?

Após a inscrição no site, o candidato deverá enviar os seguintes documentos para o e-mail:
pos.atendimento@redentor.edu.br

- Diploma de graduação (frente e verso);
- Carteira de Identidade (frente e verso);
- CPF;
- 01 foto 3x4;
- Certidão civil (nascimento ou casamento);
- Título de eleitor com o comprovante da última votação;
- Comprovante de Residência;
- Certificado de Reservista (sexo masculino)

- CRM (somente para cursos de medicina)