facebook pixel code

Data de Início

15/03/2020

Carga Horária: 455 h

O curso possui carga horária total de 455h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 2 disciplinas dedicadas a pesquisa e estudos individuais e/ou coletivos, totalizando 16 meses de curso.

Pré-requisitos

Portadores de Diplomas de Graduação em Psicologia e Psiquiatria.

Investimento

Inscrição: R$ 120,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 320,00

INSCREVA-SE

UNIREDENTOR - ITAPERUNA - Início do curso: 2° Semestre de 2021

INSCREVA-SE




APRESENTAÇÃO

Proporcionar aprofundamento na abordagem terapêutica cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes, um sistema de psicoterapia integrado e cientificamente fundamentado capacitando-os sobre sua teoria, princípios e técnicas no tratamento e prevenção de uma ampla gama de transtornos psicológicos.

OBJETIVOS

Capacitar psicólogos e psiquiatras com registro em seus respectivos Conselhos interessados no estudo da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com crianças e adolescentes.


DISCIPLINAS


INTRODUÇÃO À TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 35H
  • Ementa: História da TCC, teorias precursoras da TCC, Terapia Cognitiva, Terapia Comportamental, Modelo de Aaron Beck Teoria do TCC com crianças e adolescentes, peculiaridades da TCC com crianças e adolescentes, técnicas mais utilizadas na TCC com crianças e adolescentes, trabalho com pais e escola.
DESENVOLVIMENTO HUMANO DA INFÂNCIA E  ADOLESCÊNCIA, RELAÇÃO TERAPÊUTICA E ANAMNESE - 35H
  • Ementa: Desenvolvimento afetivo e emocional na infância e na adolescência, Influência do ambiente no desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente, Desenvolvimento cognitivo e psicomotor na infância e na adolescência.
  • Importância da Relação Terapêutica e Fatores fundamentais para o estabelecimento da relação terapêutica, Importância da anamnese na avaliação inicial, pontos importantes para se investigar na anamnese.
TÉCNICAS COGNITIVO COMPORTAMENTAIS - 35H
  • Ementa: Técnicas cognitivo-comportamentais utilizadas durante a terapia e adequação de cada técnica a cada transtorno.
PSICOFÁRMACOS E NEUROFISIOLOGIA DOS TRANSTORNOS - 35H
  • Ementa: Integração de todos os procedimentos avaliativos utilizados em um caso clínico.
  • Principais tipos de psicofármacos e suas aplicações em diferentes transtornos metais, TCC e psicofarmacologia como “convencer” o paciente. Neurofisiologia dos Transtornos.
TRANSTORNOS DE ANSIEDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E ESTUDO DE CASO - 35H
  • Ementa: Os transtornos da Ansiedade da infância e adolescência: Síndrome do Pânico, Fobias, Fobia Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Ansiedade de Separação, Estresse pós-traumático.
  • Descrição dos sintomas, avaliação, curso, tratamento e técnicas utilizadas.
TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - 35H
  • Ementa: O TOC na infância e adolescência, obsessões e compulsões, sintomas, etiologia, comorbidades, prognóstico, tratamento.
TRANSTORNOS DE HUMOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES  E ESTUDO DE CASO - 35H
  • Ementa: Os transtornos do humor na infância e adolescência (transtornos depressivos, transtorno bipolar), critérios diagnósticos, sintomas, avaliação e tratamento.
TRANSTORNOS DISRUPTIVOS E TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) - 35H
  • Ementa: Características dos transtornos disruptivos. Agressividade. Transtorno desafiador opositivo. Transtorno de conduta. Prevalência na infância e adolescência. Etiologia. Comorbidades. Prognóstico e tratamento.
  • TDAH: Sintomas. Diagnóstico. Avaliação. Escalas utilizadas. Tratamento e técnicas.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 35H
  • Ementa:  Critérios diagnósticos, desenvolvimento, tratamento.
FORMULAÇÃO DE CASO CLÍNICO - 35H
  • Ementa: O que é uma Formulação de caso, Para que serve uma FC, coleta dos dados, estabelecimento de hipóteses diagnósticas, Como fazer uma FC, Como escrever uma FC.
METODOLOGIA CIENTÍFICA  - 35H
  • Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.
TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO  - 70H
  • Ementa: Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

PÚBLICO-ALVO

Psicólogos e Psiquiatras

COORDENADOR

PROFESSOR