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Docência do Ensino Superior

Pós-Graduação Carga Horária: 385 h Modalidade: EAD

Área de Conhecimento: Humanidades e Ciências Sociais

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Docência do Ensino Superior


Apresentação:

O curso de pós-graduação em Docência do Ensino Superior tem em sua concepção, voltada para a prática docente, um de seus grandes diferenciais. Apresenta uma proposta que trabalhará as várias dimensões do processo de “tornar-se professor”. Todas as áreas de educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores que permita a atualização dos conhecimentos, desenvolva as competências pedagógicas próprias para o nível de ensino e leve em conta os meandros e peculiaridades do setor em suas proposições educacionais. Nesse sentido, faz-se necessária a formação de docentes para atuação no nível superior com competências pedagógicas que lhe sustentem a prática.

Objetivo:

Qualificar e habilitar profissionais (tecnólogos, licenciados ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento, que estejam em exercício ou pretendam exercer funções relacionadas a docência no ensino superior.

Disciplinas:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
  • Ementa: Introdução à História da Educação. Bases epistemológicas, metodológicas e teóricas da História e História da Educação. Fundamentos da História da Educação e da Pedagogia: na antiguidade, na modernidade e na contemporaneidade. As bases da educação e da escola no Brasil no período colonial e no Império. Filosofia e Educação: diferentes abordagens. A filosofia grega e a formação do ser humano. Educação e política. Análise filosófico-pedagógica da educação na modernidade e na contemporaneidade. Filosofia da Educação na formação e na prática do cidadão. Educação e Cultura. Educação e o mundo do trabalho.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • Ementa: Surgimento da sociologia e suas principais teorias. A educação como processo social. As origens socializadoras e reprodução social: família, escola. O processo socializador na sociedade contemporânea. Mídia e indústria cultural. Educação e reprodução das relações sociais: educação, poder, disciplina, conflito e classes sociais. Educação e instituições políticas e do estado. Educação e Sociedade no Brasil Atual. Problemas e Perspectivas. Psicologia e ciência. Psicologia da educação e seu papel na formação do professor. Psicologia da educação: correntes teóricas. As contribuições das teorias do desenvolvimento para o processo de ensino-aprendizagem. 

POLÍTICAS DE GESTÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO 
  • Ementa: Análise da educação superior brasileira, presencial e a distância, nos aspectos histórico e político. Estudo da organização da educação superior, no âmbito nacional e institucional. Marcos legais. Documentos institucionais: Estatuto e Regimento, Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional. Discussão das políticas de ensino, pesquisa e extensão. Avaliação institucional interna e externa. Responsabilidade social.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA 
  • Ementa: Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas. Educação especializada, integração, inclusão. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva. Caracterização das Dificuldades, Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem e Especificidades do Atendimento a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Acompanhamento Multidisciplinar à Família e o Apoio à Escola. A Construção do Perfil Profissional do (a) Acompanhante Terapêutico (a). Construção da Lecto Escrita e da Matemática e os Desvios dessas Linguagens. Mediação e Adaptação de Atividades para o Estudante em Processo Inclusivo: O Lugar da Clínica e o Lugar da Escola. 

DIDÁTICA
  • Ementa: A Função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem. Instrumentos de análise. Os Objetivos da educação. Conteúdos escolares: a quem compete a seleção e a organização. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. Funções e tipos de Avaliação (Qualitativa, Dialógica, Classificatória). Planejamento e questões curriculares. Planejamento Participativo e seus elementos. Planejamento Dialógico e seus elementos. Planejamento escolar. Projetos: Do significado as vantagens. Etapas e elementos do Plano de Disciplina ou de Ensino: conhecimento da realidade. Objetivos. Conteúdos. Procedimentos metodológicos. Recursos pedagógicos. Avaliação da aprendizagem. Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A importância da organização didática da aula como elemento essencial à qualidade do ensino: atividades permanentes, sequências didáticas e projetos didáticos. Planejamento de Rotina Semanal. Estruturas de Planos e Projetos Escolares.

AVALIAÇÃO
  • Ementa: Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Contextualização da avaliação na atualidade. Tipos, métodos e instrumentos de avaliação. Avaliação escolar e institucional no contexto do sistema educacional brasileiro (SAEB, ENEM, ENADE, PROVA BRASIL, PISA).

LIBRAS
  • Ementa: Vocabulário básico da LIBRAS. Dicionário da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Expressão Corporal e facial. Alfabeto manual. Sinais. Convenções da LIBRAS. Parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Estrutura Gramatical da LIBRAS. Princípios linguísticos. Diálogos e narrativa na LIBRAS.

METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia. 

COCRIAÇÃO NA EDUCAÇÃO
  • Ementa: Em produção

ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO
  • Ementa: Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma de Graduação

Público Alvo:

Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em adquirir ou ampliar saberes pedagógicos, que desejam atuar, ou que já atuam no ensino superior.


COORDENADOR

Fabiana Pereira Costa Ramos

Fabiana Pereira Costa Ramos

Procuradora Institucional do Grupo Redentor de Ensino, atuando ainda como Chefe de Gabinete da Mantenedora e Assessoria de Direção, Membro da CPA e Coordenadora do FIES e do PROUNI. Possui graduação em Normal Superior pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (2004), pós graduação em Docência Superior(2005), pós-graduação em Gestão Educacional Integrada, (2012), MBA em Gestão Acadêmica e Universitária pela Georgetown University (2011) , Mestrado em Letras pela Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-CES-JF (2011). Tem mais de 15 anos de experiência na área de Educacional, atuando principalmente na gestão acadêmica, credenciamento Institucional, além da confecção e estruturação de PDI, PPI, PPC, Regimento, implantação da CPA e gestão des programas de Financiamentos - FIES e PROUNI.

PROFESSOR

Maria Esther de Araujo

Maria Esther de Araujo

Formada em Fonoaudiologia, possui Mestrado em Gestão Ambiental (UNESA) com linha de pesquisa em Educação e Saúde. Possui Pós-Graduaçãop em Saúde da Família (UCAM), em Gestão de EaD (UFJF) e em Docência do Ensino Superior (UCAM). Qualificada profissionalmente em Saúde Pública na área de Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ). Atua no planejamento e gestão de cursos de graduação e pós-graduação, tanto na modalidade a distância (EaD) quanto presencial bem como na elaboração de material didático-pedagógico. Docente, atua em disciplinas teóricas e práticas além da Orientadora de TCC, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Atuou em projetos relevantes, desenvolvidos pela UERJ (NUSEG e CEPUERJ), destacando-se a Coordenação Operacional no Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, no segmento Educação - Formação de Professores.

Denise Ribeiro Barreto Mello

Denise Ribeiro Barreto Mello

Doutora em Saúde Mental (IPUB/UFRJ, 2017). Mestre em Cognição e Linguagem (UENF/RJ, 2007). Psicóloga (UNESA, 2004). Pedagoga (FAFIC, 1994). Atuação: Psicóloga (CEDIP/PMCG); Professora do Centro Universitário Redentor, Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia (UniRedentor, Itaperuna/RJ). Experiência em: Psicologia, com ênfase em Psicanálise Clínica e Institucional, em ambulatórios públicos e consultório privado; Psicologia Hospitalar; Psicologia Médica e Psicossomática; Visita Domiciliar; Docência do Ensino Superior. Interesse em: Psicanálise, Formação de Psicólogos, Métodos Ativos de Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Saúde da Família.

André Raeli Gomes

André Raeli Gomes

Possui graduação em Engenharia Civil com ênfase em Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1999), pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Redentor (2009), MBA em Gestão Acadêmica e Universitária pela Georgetown University (2012), pós graduado em Gestão Educacional em IES pela Faculdade Redentor (2014), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003) e doutorado em andamento em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente é Avaliador do MEC em Cursos Superiores de Tecnologia (CST) e Bacharelados - Presenciais e EaD, Acreditador de Cursos de Engenharia do MercoSul (ARCU-SUL), Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Redentor (Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Paraíba do Sul e Queimados), Coordenador do Curso de Pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (Presencial e EaD), Conselheiro do CREA/RJ. Tem ampla experiência na Gestão Acadêmica conquistando significativos resultados em avaliações institucionais, autorizações/reconhecimentos de cursos, em especial Medicina, ENADE, CPC, IGC, credenciamentos de IES, gestão da permanência, novos projetos, dentre outros.

Gilmara Moreno Furtado

Gilmara Moreno Furtado

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ - 2013). Especialista em Psicopedagogia Clínico e Institucional pela Faculdade de Nanuque (FANAN - 2015). Associada e Membra Efetiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Inscrição 13586. Atua no ensino superior como Pedagoga - Departamento CASA da UniRedentor realizando intervenções pedagógicas com ênfase no atendimento, acompanhamento e suporte de discentes e docentes, em situação inclusiva e outras demandas da IES. Terapeuta DIR/Floortime em Formação pelo Centro de Desenvolvimento Infantil CDI de Recife - Pernambuco.Realiza atendimentos terapêuticos e psicopedagógicos em grupos e individuais, para crianças com alterações no desenvolvimento infantil, sendo o principal destaque para crianças do Transtorno do Espectro Autismo (TEA) e com Problemas de Integração Sensorial no Centro de Atendimento Clínico de Itaperuna CACI, através do Modelo Internacional - DIR/Floortime desenvolvido por Stanley Greenspan e Serena Wieder, baseado no Desenvolvimento Funcional Emocional, nas Diferenças Individuais e nos Relacionamentos.Possui experiências nas áreas de Educação Superior e na Educação Inclusiva, com ênfase na construção da aprendizagem,terapias, interversões e adaptações, objetivando melhorias no processo de desenvolvimento das crianças, famílias, discentes e docentes.

Vania de Jesus Souza Arruda

Vania de Jesus Souza Arruda

Especialização em Psicopedagogia

Especialização em Educação Infantil

Helena Fagundes Gueiros

Helena Fagundes Gueiros

Especialização em Psicomotricidade-Educação e Clínica

Carolina Ventura Fernandes

Carolina Ventura Fernandes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Paulista (2001), pós graduação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora no curso de graduação da Universidade Paulista e de pós graduação da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Para Pessoas de Deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência, atividade física e esporte adaptados, inclusão, educação física infantil e natação adaptada.

Renato Marcelo Resgala Júnior

Renato Marcelo Resgala Júnior

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina - Muriaé (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa. No ano de 2006, ingressou no Programa de Mestrado em Letras - Teoria da Literatura e Crítica da Cultura, pela Universidade Federal de São João del-Rey - UFSJ - MG, orientado pela Profª Drª Maria Ângela de Araújo Resende - Doutora em Estudos Literários - UFMG - Dissertação de Mestrado defendida em 09/12/2008. Efetivou-se, em 2007, como Professor Efetivo - Docente I - Governo do Estado do Rio de Janeiro, desde 2008). Desde 2010, é Professor da UniRedentor - Itaperuna (cursos de Direito, Administração, EaD) e Fundação São José - Itaperuna (curso de Letras e Pós-graduação em Estudos Literários e Linguísticos). De 2014 a 2015, atuou como professor temporário de Língua Portuguesa: Oficina de Leitura e Escrita, pela Universidade Federal Fluminense - UFF - campus de Santo Antônio de Pádua.

Ludmilla Rangel Resgala

Ludmilla Rangel Resgala

Bacharel em Ciências Biológicas pela UENF (2005), Mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF (2007), Doutoranda em Biotecnologia, pela UFES (2015). . Docente da UniREDENTOR (2010 a atual), ministrando as disciplinas de Fisiologia, Genética, Biofísica e Físico-Química nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Nutrição, Engenharia de Produção. Coordenadora Pedagógica da Pós-graduação da UniREDENTOR.