facebook pixel code

Fitoterapia Aplicada a Prática Clínica

Pós-Graduação Carga Horária: 400 h Modalidade: EAD

Área de Conhecimento: Saúde

Assista a vídeo aula demonstrativa

Assista a vídeo aula demonstrativa

Fitoterapia Aplicada a Prática Clínica


Apresentação:

O interesse da comunidade científica pelos fitoterápicos como elementos preventivos, coadjuvantes e de cura vem crescendo significativamente, aliado as novas descobertas na Farmacopéia Brasileira, que se apresenta como uma das mais ricas e diversas do planeta.

Este curso de especialização em Fitoterapia alia o conhecimento tradicional dos medicamentos fitoterápicos à pesquisa científica, acrescentando ao processo de formação, a aplicabilidade, manipulação, controle de qualidade e pesquisa, além do empreendedorismo voltado a este mercado em franco desenvolvimento. A Fitoterapia e as plantas medicinais são de grande abrangência no conhecimento popular e de pouca divulgação técnico-científica entre profissionais da área de saúde, em virtude de ser uma abordagem recente, instituída em 2006 pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Objetivo:

  • Oferecer especialização teórica-prática a profissionais da Saúde, qualificando-os para o emprego da Fitoterapia e possibilitando a atuação efetiva em seu campo profissional, em caráter preventivo e curativo;
  • Este curso aborda de forma clara e objetiva os conhecimentos fundamentais sobre Fitoterápicos e Plantas Medicinais para o entendimento de suas características, potencialidades e limitações;
  • Além disso, apresenta as bases clínicas para sua indicação/prescrição pelo nutricionista, bem como as bases farmacológicas e fitoterapêuticas que devem nortear as escolhas possíveis na prática clínica;
  • Os conteúdos são desenvolvidos com Base no Mercado de Trabalho que se abre para nutricionistas a partir da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) e das possibilidades de atuação no setor privado, a partir das resoluções dos Conselhos de Classe dos profissionais de saúde habilitados à prescrição de fitoterápicos.

Disciplinas:

LEGISLAÇÃO APLICADA A FITOTERAPIA, INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FITOTERAPIA POPULAR, TRADICIONAL E CIENTÍFICA, PRÁTICA E RECONHECIMENTO DE ESPÉCIES - 40H
  • Ementa: Bases legais aos profissionais de saúde; PNPM 20016; PNPIC 2006; Botânica e fisiologia das plantas. Farmacobotânica e Farmacognosia;
  • Fitoquímica; Interações em Fitoterapia; Toxicologia; Princípios de prescrição de medicamentos fitoterápicos, Prática e reconhecimento de espécies.
FARMACOBOTÂNICA, FITOQUÍMICA, FARMACOTÉCNICA E MANIPULAÇÃO MAGISTRAL, FARMACOLOGIA APLICADA, TOXICOLOGIA - 40H
  • Ementa: Farmacologia, Farmacodinâmica e Farmacocinética; Manipulação da formulação magistral; Controle de qualidade do produto fitoterápico, Toxicologia.
  • ReniSUS 2009; Instrução Normativa ANVISA nº 02/2014; RDC ANVISA nº26/2014; Chás Alimentos.
FITOTERAPIA NOS SISTEMAS DIGESTÓRIO, URINÁRIO, CARDIOVASCULAR I – 40H
  • Ementa: Princípios de Farmacologia e Fitoterapia Aplicados aos Sistemas Orgânicos e Situações Especiais: Mecanismo de Ação, Indicação, Contra Indicação, Eventos Adversos Interações com Medicamentos e Alimentos dos Fitoterápicos e Plantas Medicinais utilizados nos Sistemas:
            - Digestório;
            - Urinário;
            - Cardiovascular.

FITOTERAPIA NOS SISTEMAS RESPIRATÓRIO, IMUNOLÓGICO, ENDÓCRINO E ALTERAÇÕES PONDERAIS – 40H
  • Ementa: Princípios de Farmacologia e Fitoterapia Aplicados aos Sistemas Orgânicos e Situações Especiais: Mecanismo de Ação, Indicação, Contra Indicação, Eventos Adversos Interações com Medicamentos e Alimentos dos Fitoterápicos e Plantas Medicinais utilizados nos Sistemas:
           - Respiratório;
           - Imunológico; 
           - Endócrino (diabetes e tireoide);
           - Ponderais (Magreza e Excesso de peso).

FITOTERAPIA NAS DOENÇAS OSTEOARTICULARES E REUMATOLÓGICAS, NOS MECANISMOS DE DETOXIFICAÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS E PSIQUIÁTRICOS – 40H
  • Ementa: Princípios de Farmacologia e Fitoterapia Aplicados aos Sistemas Orgânicos e Situações Especiais: Mecanismo de Ação, Indicação, Contra Indicação, Eventos Adversos Interações com Medicamentos e Alimentos dos Fitoterápicos e Plantas Medicinais utilizados na Atividade Física, Mecanismos de Detoxificação e nas patologias:
           - Osteoarticulares;
           - Reumatológicas;
           - Neurológicas;
           - Psiquiátricas.

FITOTERAPIA EM DERMATOLOGIA E ESTÉTICA, MODULAÇÃO INFLAMATÓRIA E NOS CICLOS DA VIDA - 40H
  • Ementa: Princípios de Farmacologia e Fitoterapia Aplicados aos Sistemas Orgânicos e Situações Especiais: Mecanismo de Ação, Indicação, Contra Indicação, Eventos Adversos Interações com Medicamentos e Alimentos dos Fitoterápicos e Plantas Medicinais utilizados nos:
            - Dermatologia e estética;
            - Modulação de processos inflamatórios; 
            - Ciclos da Vida.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 40H
  • Ementa: Fundamentos da teoria do conhecimento, epistemologia, ciência, ideologia e pós-modernidade. Bioética. Legislação aplicada à Ortomolecular e à Fitoterapia. Metodologia da pesquisa científica.
ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 40H
  • Ementa: Elaboração do trabalho científico e adequação as normas das revistas científicas.
TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 80H
  • Ementa: Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma de Graduação

Público Alvo:

Nutricionistas, Médicos, Farmacêuticos, e demais profissionais de nível superior, interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos à Fitoterapia


COORDENADOR

Fernanda da Silveira Osso

Fernanda da Silveira Osso

Nutricionista Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental-UERJ

Doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental-UERJ

Pos-Doc do Instituto de Nutrição-UFRJ

Pós graduada em Medicina Ortomolecular-UVA

Diretora-NutMed Atualização e Preparatório.

Cristina Fajardo Diestel

Cristina Fajardo Diestel

Nutricionista

Doutora em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas – UERJ

Mestre em Ciências Médicas – UERJ

Pós-graduada em Nutrição Esportiva –UERJ

Pós-graduada em Medicina Ortomolecular – UVA

Pós-graduada em Fitoterapia - IPGS

Departamento de Nutrição Aplicada - UERJ

Diretora e Docente - NutMed Cursos de Nutrição

PROFESSOR

Maria Esther de Araujo

Maria Esther de Araujo

Formada em Fonoaudiologia, possui Mestrado em Gestão Ambiental (UNESA) com linha de pesquisa em Educação e Saúde. Possui Pós-Graduaçãop em Saúde da Família (UCAM), em Gestão de EaD (UFJF) e em Docência do Ensino Superior (UCAM). Qualificada profissionalmente em Saúde Pública na área de Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ). Atua no planejamento e gestão de cursos de graduação e pós-graduação, tanto na modalidade a distância (EaD) quanto presencial bem como na elaboração de material didático-pedagógico. Docente, atua em disciplinas teóricas e práticas além da Orientadora de TCC, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Atuou em projetos relevantes, desenvolvidos pela UERJ (NUSEG e CEPUERJ), destacando-se a Coordenação Operacional no Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, no segmento Educação - Formação de Professores.

José Aroldo Lima Gonçalves Filho

José Aroldo Lima Gonçalves Filho

Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental - UERJ Pós graduado em Medicina Ortomolecular - UVA Nutricionista militar - PMERJ Especialista em Nutrição Clínica - ASBRAN Diretor - NutMed Atualização e Preparatório.

Letícia Azen Alves Coutinho

Letícia Azen Alves Coutinho

Mestre em Ciência da Motricidade Humana - Univeridade Castelo Branco Doutora em Ciências Nutricionais - UFRJ Pós-graduada em Fisiologia do Exercício - FCMT Nutricionista da Confederação Brasiliera de Pentatlo.

Anicet Okinga

Anicet Okinga

Farmacêutico - UGF Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental - UERJ Doutorando em Fisiopatologia Clínica e Experimenta - UERJ Professor substituto do Departamento de Farmacologia e Psicobiologia da UERJ.

Profª Gisele França

Profª Gisele França

Nutrição Doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental.