FONOAUDIOLOGIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO

Pós-Graduação Carga Horária: 455 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Fonoaudiologia

FONOAUDIOLOGIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO

Apresentação:

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FONOAUDIOLOGIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO

A atuação de fonoaudiólogos nas Unidades de Terapia Intensiva é crescente e o fonoaudiólogo necessita de conhecimentos específicos para atuar na área. Portanto, faz-se necessária a criação dessa Pós Graduação.

Desconto:
Sócio AMIB tem direito a 10% de desconto nas mensalidades até o vencimento, basta apresentar o comprovante de anuidade junto com a documentação obrigatória.

Certificação do Curso:
O Certificado de Conclusão será expedido pela UniRedentor e chancelado pela AMIB, válido em todo território nacional.

A UniRedentor reserva-se no direito de encerrar as inscrições, completadas as vagas, de não realizar o curso no caso de formação incompleta de turmas (mínimo 30 à 40 alunos dependendo da localidade).

Documentação necessária (Cópia legível do original):

- Diploma de Graduação (frente e verso)
- Carteira de Identidade (frente e verso)
- CPF
- Título de eleitor com comprovante da última votação
- Certidão Civil (Nascimento ou casamento)
- Foto atual 3x4
- Comprovante de endereço atual
- Certificado de Reservista (sexo masculino)
- Contrato da Pós (preencher e assinar todas as folhas)

Enviar para pos.atendimento@uniredentor.edu.br

Objetivo:

  • Promover o amplo conhecimento do aluno, tornando-o um especialista em  Fonoaudiologia na Terapia Intensiva; 
  • Desenvolver o pensamento crítico e criativo do aluno possibilitando a sua inserção como membro da equipe na Terapia Intensiva;
  • Aplicar os fundamentos da Fonoaudiologia nas Unidades de Terapia Intensiva respeitando o contexto sócio-econômico-cultural dos pacientes e familiares; 
  • Desenvolver conhecimentos e habilidades para triar, avaliar, diagnosticar e tratar os pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva explorando o raciocínio clínico e elaborando planos para uma assistência fonoaudiológica de qualidade;
  • Promover a capacidade de elaborar, aplicar e gerenciar protocolos e indicadores de qualidade na área da Fonoaudiologia; 
  • Promover atividades de pesquisa na Terapia Intensiva instigando a autonomia intelectual e o espírito investigativo em benefício da sociedade;
  • Desenvolver habilidades para a atuação preventiva e precoce dos pacientes através de condutas que levem a um bom prognóstico e alta precoce com menores danos aos pacientes e menores custos hospitalares.

Disciplinas:

Gestão em Equipe Multiprofissional em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções dos aspectos da gestão multiprofissional em UTI com base nas legislações/normativas ANVISA e ONA Brasil. Discussão de cases no ponto de vista multiprofissional, assim como entender o papel de diversas áreas profissionais que atuam em UTI.

Humanização em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de humanização em UTI, tais como identificação da infraestrutura adequada/humanização para o paciente e sua família, assim como para os profissionais de saúde. Melhoria das técnicas de comunicação com a equipe e paciente/família. Métodos de prevenção e detecção das PICS. Métodos de prevenção/detecção do Burnout.

Cuidados Paliativos em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências, noções básicas e avançadas quanto a Cuidados Paliativos.

Introdução à Farmacologia em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá noções básicas e avançadas sobre farmacia clinca e seus aspectos relacionados a equipe multiprofissional, tais como interação medicamentosa, entre outras.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 35H
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o especializando para entender as diferentes metodologias de pesquisa, assim como auxiliar no desenvolvimento do TCC.

Conhecendo a UTI: O doente crítico e as ferramentas de cuidados. Anatomofisiopatologia: Integração dos sistemas neurológico, respiratório e digestório - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: identificar o perfil do doente crítico e as doenças mais comuns nas Unidades de Terapia Intensiva; identificar os equipamentos e os cuidados explorando os recursos tecnológicos disponíveis para a abordagem multidisciplinar. Após cursar esta disciplina o especializando deverá conhecer de forma integrada os sistemas e interpretar a patologia com base na anatomia e fisiologia dos órgãos.

Diagnóstico diferencial em deglutição e disfagias: Videodeglutograma e Videoendoscopia  da deglutição - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: reconhecer a importância dos exames complementares para melhor diagnóstico e planejamento terapêutico; realizar os exames diferenciando as particularidades no adulto e na pediatria; utilizar protocolos de realização dos exames e escalas de classificação.

Nutrição e Disfagia: a importância do atendimento compartilhado. Linhas de cuidados ao paciente crítico - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: conhecer as vias de alimentação e a importância de cada uma delas para a recuperação do paciente; triar, avaliar e tratar o paciente com diagnóstico de sarcopenia e disfagia; utilizar as consistências alimentares de forma adequada; construir e utilizar protocolos de desmame de via alternativa. Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: triar, avaliar e tratar o paciente das principais linhas de cuidados das UTIs (Ex: Sepse, AVE, Oncológicos, Pós cirúrgicos).

O atendimento fonoaudiológico ao paciente crítico: Avaliação e Terapia. Comunicação Alternativa aplicada aos pacientes críticos - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: identificar os aspectos relacionados à deglutição e disfagia e as demais alteraçõres fonoaudiológicas encontradas com maior frequência nas UTIs; realizar triagem, anamnese e avaliação clínica dos pacientes com demanda para a fonoaudiologia; planejar e executar a terapia fonoaudiológica; reconhecer a importância da gestão e qualidade no atendimento fonoaudiológico. Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: utilizar os principais métodos de comunicação alternativa para os pacientes críticos impossibilitados de se comunicarem através da fala ou com algum distúrbio de fala/linguagem/audição; desenvolver estratégias de auxílio para a reabilitação.

Ventilação no paciente crítico. Gerenciamento a pacientes críticos e pós alta - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: identificar os quadros que requerem a VM (invasiva e não invasiva), os tipos de ventiladores, os tipos de ventilação, os modos ventilatórios; atuar com o paciente pós extubação e em uso de traqueostomias; atuar com válvulas fonatórias e de deglutição no adulto, no paciente pediátrico e neonatal. Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências:  gerenciar os pacientes na UTI (ex: intubados e comatosos); planejar e estabelecer programas pós alta das UTIs.

Gerenciamento de protocolos clínicos e indicadores de qualidade na fonoaudiologia. Sessão de casos clínicos: adulto - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: construir e utilizar protocolos; medir e gerenciar indicadores de qualidade e segurança do atendimento fonoaudiológico. Casos clínicos com enfoque nos aspectos abordados nos módulos anteriores. Casos clínicos com enfoque nos aspectos abordados nos módulos anteriores.

Fonoaudiologia Neonatal e Pediátrica no Paciente Crítico - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: triar, avaliar, diagnosticar e tratar os pacientes críticos neonatais e pediátricos.

Cuidados Multiprofissionais para o Suporte e Manejo da Via aérea em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: conhecer sobre a política nacional de atenção às urgências; diferenciar urgência de emergência; identificar os principais agravos. Identificar uma parada cardiorrespiratória; realizar uma ressuscitação cardiopulmonar de qualidade; usar o desfibrilador externo automático; realizar manobras de desobstrução de vias aéreas em adultos, crianças e bebês.

Pré-requisitos:

Graduação em Fonoaudiologia, reconhecida pelo MEC. Em caso de formação no exterior, o diploma precisa estar revalidado no Brasil.

Público Alvo:

Fonoaudiólogos.


COORDENADOR

Maria Carolina de Lima Faria Moraes

Maria Carolina de Lima Faria Moraes

Ver Currículo

Pós Graduada em Fonoaudiologia Hospitalar.

Mestre em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical .

Membro dos Departamentos de Fonoaudiologia da AMIB e SOMITI.


icone do twitter