facebook pixel code

MBA em QSMS - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde

Pós-Graduação Carga Horária: 490 h Modalidade: EAD

Área de Conhecimento: Engenharia

Assista a vídeo aula demonstrativa

Assista a vídeo aula demonstrativa

MBA em QSMS - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde


Apresentação:

O Curso MBA em QSMS - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde foi desenvolvido para atender as necessidades das organizações para a melhoria do seu sistema de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde. Os alunos que concluírem o curso poderão ingressar em postos de trabalho voltados ao segmento de QSMS. Poderão atuar em áreas específicas do SGI visando o gerenciamento efetivo das principais atividades das empresas, com foco na busca da melhoria contínua, tendo como base as principais normas brasileiras e internacionais.

Objetivo:

O curso de Pós-graduação - MBA em QSMS - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde tem como objetivo principal capacitar alunos de diversas formações para que possam atuar dentro desse segmento. Os tópicos principais do curso são: a norma ISO 9001:2015 do sistema de qualidade de processos e produtos, a norma ISO 14001:2015 do sistema de gestão ambiental, a norma ISO 45001:2018 do sistema de saúde e segurança ocupacional, a norma ISO 26000:2010 que aborda a Responsabilidade Social e a norma ISO 19011:2012 de Auditorias. Os alunos também serão instrumentalizados para atuarem diretamente com a proteção e recuperação ambiental, a saúde, a higiene e a psicologia aplicada a área ocupacional.

Os alunos que concluírem o curso poderão ingressar em postos de trabalho voltados ao segmento de QSMS: trabalharão dentro das áreas específicas do sistema de gestão de QSMS, ou primordialmente, em um setor específico que integra todas essas áreas visando o efetivo gerenciamento das principais atividades das empresas na busca da melhoria contínua.

Disciplinas:

SISTEMA DE GESTÃO EM QSMS - QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE - 35H

  • Ementa: Sistema de Gestão e documentação de QSMS. Conceitos e interdisciplinaridade. Instalações, empreendimentos e atividades. Regulamentação nacional e internacional. Anexo SL. Sistema de Gestão de QSMS: ISO 14001:2015, ISO 9001:2015 e ISO 45001:2018.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL - 35H
  • Ementa: Responsabilidade Socioambiental: Conceitos, estratégias e tendências; Identificação e análise dos stakeholders; políticas, programas e ferramentas de gestão socioambiental.  As normas ISO 26000:2010 e NBR 16001:2012.
SISTEMA DE GESTÃO E AUDITORIA AMBIENTAL PELAS NBR - ISO 14001 E  19011 - 35H
  • Ementa: Sistema de Gestão Ambiental – Interpretação da NBR ISO 14001:2015. Introdução, História das normas de gestão ambiental, a organização ISO e o Sistema Brasileiro de Certificação; processo de certificação. Conceitos de aspectos e impactos ambientais. Conceitos; identificação registros, avaliação de significância de aspectos e impactos ambientais, análise de risco e controles. Auditorias Ambientais pela ISO 19011:2012.
LEGISLAÇÕES AMBIENTAIS - 35H
  • Ementa: Política Nacional do Meio Ambiente. Aspectos jurídicos dos principais instrumentos da gestão ambiental. Responsabilidade ambiental: administrativa, civil e penal. O licenciamento ambiental e a avaliação de impactos ambientais (AIA) como instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Sistema de Licenciamento das Atividades Poluidoras (SLAP). Etapas das licenças ambientais. Estudos ambientais e termos de referência.
CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS - 35H
  • Ementa: Sistema de Tratamento Efluentes Industriais. Principais legislações. Parâmetros. Tratamentos primários, secundários e terciários. Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais. Principais legislações. Parâmetros.  Tipos de tratamentos de resíduos industriais. Metodologia P + L. 
SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA PELA NORMA ISO 45001 - 35H
  • Ementa: A norma ISO 45001:2018. Escopo, Termos e Definição, Contexto da Organização, Liderança e Participação do Trabalhador, Planejamento, Suporte, Operação, Avaliação de desempenho e Melhoria. Normas Regulamentadoras do MTE.
ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERDAS - 35H
  • Ementa: Noções básicas sobre gerenciamento de risco. Apresentar as principais técnicas empregadas para análise de risco de processos. Elaboração de Plano de Emergência e Contingência (PEI).
SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA QUALIDADE PELA NBR - ISO 9001 - 35H
  • Ementa: Conceito de garantia e sistema da qualidade. Normas internacionais e normas setoriais para a garantia da qualidade. Conceito e tipos de auditoria. Exemplos de aplicação. Sistema de Certificação, Implantação e Gestão pela NBR - ISO 9001:2015.
SAÚDE DO TRABALHADOR - 35H
  • Ementa: Estudo e a prevenção de doenças profissionais causadas por poeira, as dermatoses ocupacionais. Efeitos da exposição ao barulho em ambientes de altas temperaturas. Trabalhos em condições hiperbáricas. Exposição aos agentes biológicos. Exposição aos agentes químicos.
PSICOLOGIA DO TRABALHO - 35H
  • Ementa: Contempla o estudo, concepção, avaliação e reestruturação das atividades laborais observando os aspectos organizacionais quanto ao desenvolvimento dos procedimentos do trabalho, em relação aos colaboradores e seu estado psicológico.
METODOLOGIA DA PESQUISA - 35H
  • Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pequisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.
PREVENÇÃO, ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES E INCIDENTES - 35H 
  • Ementa: Análise de acidentes e incidentes; A gestão dos desvios; A Pirâmide de Frank BIRD (Pirâmide de Eventos); Técnicas de Investigação de Acidentes; O Quase Acidente ou Incidente; Gestão estratégica dos acidentes; Conceituações fundamentais de acidentes de trabalho, de trajeto e das doenças ocupacionais; A Comunicação de Acidente de Trabalho CAT; O Fator Acidentário de Prevenção.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H
  • Ementa: Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teóricas metodológicas relacionadas ao currículo.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma de Graduação.

Público Alvo:

Graduados em Engenharia, Administração, Biologia, Tecnólogos ou cursos afins que estejam buscando aperfeiçoar conhecimentos ou ingressar no mercado através de um programa de QSMS especialmente elaborado para esta finalidade.


COORDENADOR

Fabrinny Araujo da Silva

Fabrinny Araujo da Silva

Formação em Psicologia. Mestrado em Educação. MBA em Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Atuou como Diretor do Instituto Brasileiro de Construção e Montagem Off Shore e em outras Instituições Educacionais. Experiência de mais de 10 anos em treinamentos no segmento.

PROFESSOR

Karlos Ribas

Karlos Ribas

Consultor Técnico e Auditor com vasta experiência na área de Meio Ambiente. Pós- graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, onde presta serviços em Projetos referentes a Processos Industriais, Gerenciamento de Riscos etc, em empresas por  todo o país. Especialista na área de QSMS On OffShore, onde atua na área de Gerenciamento de Projetos Industriais e Ambientais. Auditor Líder em Meio Ambiente e Auditor Interno nas ISO 9001, 14001, OHSAS 18001, ISO 26000 e SGI atuando em empresas de diversos setores da economia. Atualmente é Professor em Instituições Politécnicas e Superiores, onde atua nas áreas de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, QSMS – RS e Projetos Industriais. Diretor Técnico em Projetos Educacionais e Consultor e Auditor em QSMS. Formação em Engenharia Florestal e Mestrando em Gestão de Auditorias em Tecnologia e Engenharia Ambiental.

Felipe Augusto Dias

Felipe Augusto Dias

Engenheiro e Mestre em Química com experiência de mais de 13 anos em companhias de grande e médio portes, das mais diversas tipologias (farmacêutica, alimentícia, petróleo e gás, consultoria ambiental e educação), vem atuando nas áreas de Gestão Integrada (SGI), Meio Ambiente, Qualidade, Processos Industriais, Melhoria de Processos e Treinamento de Equipes. Implementou um Sistema de Gestão Integrado (SGI) em uma Termelétrica da Petrobras, onde foi profissional da Diretoria de Gás e Energia por 6 anos. Atualmente é Coordenador de Projetos no segmento de Consultoria Ambiental.

José Alci Alves da Silva

José Alci Alves da Silva

Experiência na gerência de produção em indústria química e em diversos mercados como os de mecânica-elétrica, de gases, off shore, naval, químico e de petróleo e gás. Implantou e certificou sistemas de gestão baseados nas normas NBR-ISO 9.000, NBR-ISO 14.000, OHSAS 18.000, NBR-ISO 19.011 e ISM CODE. Auditor Líder nas normas NBR-ISO 9.000, NBR-ISO 14.000, OHSAS 18.000. Atualmente, é consultor de QSMS (Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental) e professor em instituições de Ensino Superior e Empresas dentro da sua área de experiência. Formação em Administração Escolar e Mestrado em QSMS.

Sérgio Vieira Anversa

Sérgio Vieira Anversa

Auditor ambiental possuindo mais de 100 auditorias ambientais realizadas no Brasil para empresas de diferentes setores. Auditor Líder Ambiental ISO 14001:2004, acreditado pela RABQSA; CRB – 24706/02-D. Possui mais de 15 anos de experiência na área de meio ambiente e docência. Consultoria, Elaboração e Coordenação de projetos na área ambiental e de Educação Ambiental.  Pós-graduado em: Educação Ambiental, Análise Ambiental; Química Ambiental; Licenciatura em Ciências e Biologia e Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Professor e Coordenador em Instituições de Ensino Superior dentro da sua área de atuação.

Vitor Agostinho Oliveira

Vitor Agostinho Oliveira

Auditor e Consultor no Grupo Bureau Veritas Certification com mais de 10 anos de Experiência, sendo atualmente Coordenador de Compliance em Multinacional de Grande Porte. Atuação em processos de Licenciamento Ambiental, Auditorias Ambientais (DZ-056, Conama 306 e NBR ISO 14001) e Consultorias em Sistemas de Gestão e Conformidade Legal para empresas com atuação no Brasil e no exterior. Advogado Pós-Graduado em: Direito Ambiental com ênfase em Licenciamento Ambiental, Sistemas de Gestão de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS). Auditor Líder Ambiental NBR ISO 14001:2004, acreditado pela IRCA, Auditor Ambiental DZ-056 e Auditor Conama 306 acreditado pelo RAC. Atuação como docente em nível de Pós-Graduação e professor de cursos de gestão desde 2009 em várias Instituições de Ensino.

Marcio Rocha Rangel

Marcio Rocha Rangel

Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho atuando na Chevron Brasil com experiência de mais de 13 anos nas áreas de gerenciamento de riscos, normas e procedimentos de segurança, levantamento ambiental, treinamento e monitoramento de áreas de riscos. Implementação e gerenciamento de PPRA (NR-9), Plano de Atendimento à Emergência (PAE) e Sistemas de Proteção contra Incêndios. Pós-graduado em: MBA em Negócios Sustentáveis, MBA em Gerenciamento de Projetos, Mestrado em Sistemas de Gestão Ambiental. Professor em diversas Instituições de Ensino Superior nas cadeiras relacionadas a sua expertise.

Leon Kramarz

Leon Kramarz

Auditor e consultor de empresas, com 23 anos dedicados à área da Qualidade e Gestão. Clientes incluem Petrobras, Vale, Ambev e Correios. Atua como auditor da ABNT na certificação de organizações pelas Normas ISO 9000, Programa Habitat e verificação independente de inventários de GEE. Foi examinador do Prêmio Nacional da Qualidade entre 1995 e 2009. Possui graduação em Arquitetura (UFRJ), diploma em Development Planning (University College London), pós-graduação em Dinâmica dos Grupos (SBDG), Mestrado em Sistemas de Gestão (UFF), além de cursos de extensão nos EUA, Alemanha e Japão. Ministra cursos, workshops e palestras sobre Sistemas da Qualidade, Gestão Integrada, Auditorias, Pesquisa de Satisfação do Cliente, Indicadores e Ferramentas da Qualidade.

Cesar da Silva Santos

Cesar da Silva Santos

Formado em Psicologia, possui Curso Superior pela Escola de Guerra Naval (nível Stricto Sensu - 2005); realizou o cursos de Especialização Lato Sensu em Psicologia do Trabalho (FGV) e Gestão de Recursos Humanos (UGF), além do curso de Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade (FGV - 1991). Experiência de mais de 25 anos com  treinamento de pessoal nas áreas de Desenvolvimento Interpessoal, Liderança, Negociação, Seleção, Gestão de Conflitos e Avaliação do Desempenho. Atua na Coordenação, Supervisão de pessoal e elaboração de rotinas, normas e procedimentos para a área de Recursos Humanos em Empresa de Grande Porte.

Ana Paula Brito

Ana Paula Brito

Consultora em Gestão de Projetos Ambientais com mais de 20 anos de experiência na elaboração e acompanhamento de Estudos de Impacto Ambiental para licenciamento no Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, e implementação de Programas Básicos Ambientais para multinacionais na área de petróleo e de mineração. Professora da FGV-RJ, conteudista de apostilas de estudos e diversos artigos publicados. Doutora em Química Ambiental pela Universidade de Ehime – Japão e Mestra em Química Analítica pela PUC-RJ. MBA em Gerenciamento de Empreendimentos pela FGV-PROMINP e especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ. Auditora das normas ABNT NBR ISO 9.001:2015; ABNT NBR ISO 31.000; Responsabilidade Social e OHSAS 18.001. Auditora líder da ABNT NBR ISO  14.001:2015.