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MBA Executivo em Formação de Gestores de Pessoas e Líderes Coach

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Administração

Apresentação:


Objetivo:

O MBA Executivo em Formação de Gestores de Pessoas e Líderes tem por objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e competências do seu participante para a Gestão com Pessoas, objetivando a excelência do desempenho da organização de forma pró-ativa, dinâmica e flexível, frente a um mercado cada vez mais competitivo e exigente.  E o curso vai trabalhar o Conteúdo voltado para a Formação de Gestores Coaching. Grande parte da capacidade de produzir bens ou serviços que satisfaçam o cliente está relacionada à excelência e ao comprometimento dos atores organizacionais.

Disciplinas:

FUNDAMENTOS MERCADOLÓGICOS

Empreendedorismo e características de empreendedor. Importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico. O empreendedorismo como gerador de inovações. Empreendedorismo corporativo (Intra-Empreendedor) Conceitos e classificação de inovação: inovação radical, incremental, aberta. Transformação de ideias em projetos. Metodologias de projeto e modelo de negócio. Etapas de projeto no desenvolvimento de produtos e serviços. Propriedade industrial. Estratégias de cópia. Instrumentos criativos: a criatividade não está (e não deve ser) condicionada a insights.


FUNDAMENTOS ESTRATÉGICOS

O conceito de estratégia, histórico e definições. As escolas tradicionais de Planejamento Estratégico, Posicionamento Competitivo, Visão Baseada em Recursos, Capacitações Centrais e Gestão de Competências. O gerente e tomadas de decisões. O gerente como agente de mudança. O gerente e a cultura organizacional. Alianças estratégicas entre equipes.


FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Elaboração de um Planejamento Estratégico. Os níveis administrativos e suas funções. Competências duráveis do Administrador. Eficiência X Eficácia. Características do Planejamento Estratégico. Missão, Visão e Valores. Princípios existência da empresa éticos que organização quer chegar norteiam todas as ações Identidade Empresarial. Orientação para o Planejamento Estratégico. Diagnóstico. Direção Operacional. Fatores Críticos do Planejamento Estratégico. Planejamento Estratégico. Análise SWOT.


GERENCIAMENTO DO CLIMA E DA CULTURA ORGANIZACIONAL

O indivíduo na organização. A questão do poder nas organizações, relações interpessoais, frustrações, administração de conflitos e inteligência emocional. Comportamento Humano nas Organizações; Psicologia Social na Empresa; Socialização e Aprendizagem Social, Comportamento organizacional. Cultura organizacional. Organizações de aprendizagem e conhecimento corporativo. Mudança e desenvolvimento organizacional. Administração da tecnologia e da inovação.


GERENCIAMENTO DE PESSOAS

O novo papel do gerente de pessoas nas organizações. Centralização e descentralização das decisões com relação ao capital humano. Como o gerente se insere nos processos de gestão de pessoas (seleção, acompanhamento e avaliação de desempenho, gestão por competências, treinamento e desenvolvimento e demissão).


GERENCIAMENTO DA LIDERANÇA

Gerenciando as pessoas com influências culturais e de gerações diferentes. Lidando com a diversidade. Liderança nas organizações contemporâneas: liderança, competências requeridas, modelos de competências, mudanças de cenário. Desenvolvimento de equipes: desenvolvimento de equipes, liderança em reuniões. Descoberta e gerência de talentos: descoberta de talentos, estilos pessoais, gerenciamento de talentos, ambiente de aprendizagem.


GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E DA TOMADA DE DECISÃO PARA GESTORES

Ética, relacionamento com clientes e outros públicos/ Relações com clientes Internos e gestão de crise/ Fundamentos da comunicação interpessoal / Eficácia na comunicação oral Toda liderança tem um poder muito forte nas mãos e, ao mesmo tempo muito frágil em suas mãos – o poder de decisão. Decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisão (processo decisório) é a sequência de etapas que vai da identificação de uma situação até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução.


GESTÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES PARA GESTORES

Fatores Condicionantes da Decisão Organizacional; Estilos Decisórios; Conflitos e Técnicas de Negociação; Modelos para Análise de Problemas e Tomada de Decisão , O conflito na empresa. Formas de abordar conflitos. Negociação como instrumento de gestão de recursos humanos. Características de um bom gerente negociador. Ambientes de negociação - principais tipos e abordagens de negociação. Processo, planejamento e preparação. Estratégias e táticas de negociação. Modelo de partes em negociação.


GESTÃO DE TEMPOS E PROCESSOS PARA GESTORES

O Que é o Tempo / Tempo porque se Preocupar / As Pessoas e o Tempo / Tempo e Trabalho / Planejamento / Organização / Prioridades (O Que é Importante e Urgente ) a Agenda é uma Só / Fluxos de Eventos / Monitoramento e Avaliação / as Interrupções e Com Evita-las / Como Utilizar o Tempo de Forma Eficaz e Eficiente / Reuniões ( Conduzir e Participar ) / O Que eu Quero x O Que os Outros Querem para Mim / Estilo de Vida ( Quanto Menos / Estilo de Vida ( Quanto Menos se Faz . Menos se Tem . Hábitos de Planejar / Disciplina x Tranquilidade.


GESTÃO DO RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO.

Conceitos de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Compreensão das diversas formas de Recrutamento Interno e Externo; Desenvolvimento de capacidade crítica na entrevista de Seleção de Pessoas; Organizações das Diretrizes e procedimentos da área de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Avaliação em Período de Experiência Funcional; Acompanhamento de Programas de Integração no ambiente de trabalho; Importância da Entrevista de Desligamento dos colaboradores; Análise periódica do Turn Over nas organizações Métodos e técnicas de Treinamento eficazes no meio empresarial; Papel do Gestor de Treinamento como facilitador no Desenvolvimento de Pessoas; Estratégias de Treinamento e o Ciclo de Vida dos Negócios; Processo de Controle do Treinamento e seus Benefícios para a empresa; Mecanismos de Avaliação e validação do Treinamento;


GESTÃO DA ANÁLISE DOS CARGOS E SALÁRIOS

O Conhecimento de cada função do conjunto de Cargos da empresa; Descrição de Cargos; Requisitos necessários que os ocupantes dos Cargos devem atender; Remuneração e Remuneração Estratégica; Plano de Carreira; Análise, Desenhos e Avaliação de Cargos; Estrutura e Pesquisa Salarial. Contexto da remuneração no espaço organizacional e o alinhamento de estratégias. Análise da funcionalidade: estrutura organizacional, Indicadores e competências. Estrutura de cargos: descrição, avaliação, planos de cargos. Remuneração: política salarial, benefícios e remuneração estratégica. Pesquisa de cargos e benefícios.


GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E REMUNERAÇÃO

Sistema de Desempenho por Competências; Metas e Objetivos; Avaliação 360º; Feedback e Auto Avaliação; Desafios e Tendências na Avaliação de Pessoas; Políticas e Sistemas de Remuneração. O que os programas de remuneração por desempenho podem fazer para melhorar o engajamento e desempenho geral dos empregados. Como o ambiente de trabalho vem mudando a visão tradicional a respeito do engajamento de empregados. Como os programas de incentivos impulsionam o engajamento entre diferentes grupos de empregados.


MÉTODOS/TÉCNICAS DE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PARA GESTORES

O processo de gestão de competências: do mapeamento à avaliação. Alocação eficaz de pessoas. Diferença entre equipes de trabalho e grupos. Papel do gerente desenvolvedor (coach). O papel do gestor no desenvolvimento do clima de trabalho adequado. Comunicação interpessoal. Administração de conflitos e promoção da cooperação. O que é competência. Modelo de gestão de competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. A gestão de pessoas por competência. Ferramentas/subsistemas da gestão por competências.


MÉTODOS/TÉCNICAS DE NEUROLINGUISTICA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES

Introdução; A comunicação eficaz; Evolução da comunicação; Processo e objetivo da comunicação; os canais de comunicação; Sistemas representacionais; Visual; Auditivo; Sinestésico; A importância das palavras em neurolinguística; programação neurolinguistica (PNL); Conceito, origem e evolução; Pressupostos da PNL; Objetivos; As posições perceptivas; Técnicas e estratégias da PNL; Soletração; Rapport/empatia; Espelhamento; Ancoragem; Aplicações da PNL; No contexto educacional; No marketing pessoal; Na liderança; Nas vendas; Traduções em PNL; Glossário da PNL. Introdução; As inteligências múltiplas; A inteligência humana; Processos mentais; A teoria das inteligências múltiplas; As ‘inteligências’ identificadas por Gardner; Inteligência Linguística; Inteligência Musical; Inteligência Lógico-matemática; Inteligência Espacial; Inteligência Sinestésica; Inteligência Interpessoal; Inteligência Intrapessoal; A inteligência emocional; O que é?; Seus componentes; Como usar a inteligência emocional; Expandindo a inteligência emocional; A inteligência emocional no trabalho; Treinando pessoas; A importância do feedback; Aplicação da inteligência emocional em grandes projetos; Foco na equipe; Foco em projetos virtuais; Autoconsciência e Autogerenciamento.


MÉTODOS/TÉCNICAS DE COACHING PESSOAL E MENTORING PARA GESTORES

Introdução; Termos Básicos ao Coaching; Coaching; Origens e evolução; Definições e objetivos; Aspectos filosóficos; Aplicações do Coaching; Foco nas pessoas; Foco na aprendizagem; Foco nas competências; Foco no desempenho; Foco nos resultados; Foco no futuro; Foco na liderança renovadora; Coaching pessoal ou para a vida; Relacionamentos; Família; Espiritualidade; Equilíbrio emocional; Autoconhecimento; Mentoring; Conceitos; Exigências do mentoring; Origens; Benefícios do mentoring interno; Estratégias para desenvolver o mentoring externo; Múltiplos benefícios do coaching.


TÓPICOS DE TCC - FORMAÇÃO DE GESTORES DE PESSOAS/LÍDERES

Fundamentos da Ciência: divisão, métodos, leis e teorias; Problemas e hipóteses; Função da Metodologia Científica; Natureza do conhecimento; Requisitos preliminares: os instrumentos de trabalho e documentação. Modalidades de Pesquisa científica; Método científico.


TÓPICOS ESPECIAIS - FORMAÇÃO DE GESTORES DE PESSOAS/LÍDERES

Contrato individual de trabalho e normas protecionistas na legislação trabalhista. Rotinas trabalhistas no gerenciamento de Recursos Humanos. Organização sindical, negociações e normas coletivas. Métodos de solução de conflitos nas relações de trabalho .Contrato de Trabalho dos Empregados; Admissão e Demissão de Empregados; Jornadas de Trabalho; Folha de Pagamento, Impostos e Contribuições, Homologações Contratuais; Guias de Recolhimento; Segurança do Trabalho; Controle de Benefícios.

TÓPICOS AVANÇADOS- FORMAÇÃO DE GESTORES DE PESSOAS/LÍDERES

A Disciplina de Dinâmicas e Jogos para Desenvolvimento Humano busca o alinhamento da Gestão de Recursos Humanos aos negócios empresariais, através de uma dinâmica que simula uma competição em grupo em um ambiente organizacional. A avaliação da disciplina é através de um relatório resultante do processo vivenciado durante o módulo.

Pré-requisitos:

Ensino Superior Concluído

Público Alvo:

O MBA Executivo em Formação de Gestores de Pessoas e Líderes visa , portanto, oferecer uma Formação de Excelência Àqueles que Exercem Liderança e/ou ocupem Cargo de Gerência de Pessoas à profissionais que aspirem cargos executivos e também profissionais que atuem ou desejem atuar, na área de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, Cargos e Salários, Qualidade e desenvolvimento de times.


COORDENADOR

PROFESSOR