facebook pixel code

Neonatologia

Pós-Graduação Carga Horária: 5930 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Medicina

Neonatologia


Apresentação:

A Neonatologia é o ramo da Pediatria que ocupa-se das crianças desde o nascimento até 28 dias de idade (quando as crianças deixam de ser nomeadas recém-nascido e passam a ser lactentes), vale ressaltar que a Neonatologia é uma especialidade voltada a um curto período da vida, com particularidades que só ocorre entre os 28 dias de existência, diferentemente de todo o restante da expectativa de vida do ser humano.

De forma geral a Neonatologia tem avançado muito nos últimos tempos, conseguindo menores índices de mortalidade e também de morbidade graças a maior compreensão das peculiaridades dos recém-nascidos, melhores equipamentos e medicamentos como o surfactante,  além de abordagens como a nutrição parenteral.

Algumas definições dentro da Neonatologia:

AIG: adequado para a idade gestacional. Diz-se do recém-nascido cujo peso ao nascer está entre os percentis 10 e 90 para a sua idade gestacional. Geralmente se usa o gráfico de Lula O. Lubchenco para esta determinação.

Baixo Peso: recém-nascido com peso inferior a 2500 gramas

GIG: grande para a idade gestacional. Diz-se do recém-nascido cujo peso ao nascer está acima do percentil 90 para a sua idade gestacional. Geralmente se usa o gráfico de Lula O. Lubchenco para esta determinação.

Muito Baixo Peso: recém-nascido com peso inferior a 1500 gramas

PIG: pequeno para a idade gestacional. Diz-se do recém-nascido cujo peso ao nascer está abaixo do percentil 10 para a sua idade gestacional. Geralmente se usa o gráfico de Lula O. Lubchenco para esta determinação.

Pós-maturo ou Pós-termo: recém-nascido com 42 ou mais semanas de idade gestacional (10 meses)

Prematuro ou Pré-termo: recém-nascido com menos de 37 semanas de idade gestacional (36 semanas e 6 dias ou menos - abaixo dos 9 meses).

Recém-nascido: do nascimento até 28 dias de idade

RN: recém-nascido

Termo ou RN de termo: diz-se do recém-nascido cuja idade gestacional está entre 37 semanas e 41 semanas e 6 dias.

Objetivo:

Capacitar Pediatras a fazer o atendimento do recém-nascido até os 28 dias de vida.

Disciplinas:

Cuidados com Recém Nascido de Baixo Risco e Sala de Parto

Nutrição em Neonatologia

Bioética e Epidemiologia em Neonatologia

Aleitamento Materno e Banco de Leite

Cuidados com o recém-nascido pré-termo tardio até extremo baixo peso

TORCH’S 

Infecções em Neonatologia 

Preparo de TCC I

Icterícia Neonatal e Teste do Pezinho

Patologias Respiratórias em Neonatologia 

Modos ventilatórios em Neonatologia

Procedimentos em Neonatologia/Radiologia

Distúrbios Hemodinâmicos Neonatais

Cuidados com o Recem-Nascido de Alto Risco para Dano Neurológico

Distúrbios Hidroeletrolíticos em Neonatologia

Vacinas e Imunobiológicos

Oftalmologia e Ortopedia em Neonatologia

Follow-up do RN pré-termo

Preparo de TCC II

Anomalias Congênitas no período Neonatal

Patologias Gastrointestinais em Neonatologia

Patologias Cirúrgicas em Neonatologia

Patologias Renais na Neonatologia

Patologias Hematológicas na Neonatologia

Patologias Dermatológicas na Neonatologia

Patologias Neurológicas na Neonatologia

Patologias Cardiológicas na Neonatologia

Curso de Reanimação Neonatal

Pré-requisitos:

Esteja graduado em medicina e especialista em pediatria. 

Público Alvo:

Médicos Pediatras.


COORDENADOR

Ingrid Kandler

Ingrid Kandler

Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ EMESCAM (2001), Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Espírito Santo/ UFES (2004), Especialização em Neonatologia pelo Instituto da Criança da Universidade de São Paulo/USP (2013), Mestre em Pediatria pela FMUSP e professora do Departamento de Pediatria da UFES.

PROFESSOR

Ingrid Kandler

Ingrid Kandler

Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ EMESCAM (2001), Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Espírito Santo/ UFES (2004), Especialização em Neonatologia pelo Instituto da Criança da Universidade de São Paulo/USP (2013), Mestre em Pediatria pela FMUSP e professora do Departamento de Pediatria da UFES.

Fábio Gonçalves Coutinho

Fábio Gonçalves Coutinho

Possui graduação em medicina, residência médica em Infectologia, Pós-Graduando em Pediatria pela FMUSP. Professor do Departamento de Infectologia da Faculdade Multivix-Vitória. Atua como médico infectologista em consultório e médico plantonista da UTI do Hospital Santa Rita de Cássia. 

Valmin Ramos da Silva

Valmin Ramos da Silva

Graduado em Ciências Biológicas (1984) e Medicina (1987) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Biologia Vegetal (UFES/2004), Doutor em Pediatria (UFMG/2003) e Pós-Doutorado em Educação (UFES/2015). Título de Especialista em Pediatria (1990) pela Sociedade Brasileira de Pediatria e de Medicina Intensiva Pediátrica pela Associação de Medicina Intensiva (1995) e de Nutrologia Pediátrica (2011) pela SBP/SBNPE. Curso de Especialização em Suporte Nutricional (2006) pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES (EMESCAM). Docente no Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da EMESCAM. Preceptor e Supervisor do Programa de Residência Médica (PRM) em Pediatria do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória de Vitória-ES (HINSG), na área de Nutrologia Pediatrica e Pediatria. Ex-Presidente da Sociedade Espíritossantensse de Pediatria (SOESPE). Ex-Presidente da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do HINSG. Ex-Presidente do Departamento Científico de Terapia Nutricional e de Nutrologia da SBP. Tem experiência anterior nas áreas de Toxicologia Clínica, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatal e Nutrologia Pediátrica. Exerce o ensino e a pesquisa no Programa de Residência Médica em Pediatria do HINSG e na EMESCAM. Atua principalmente nos seguintes temas: Nutrição da criança hospitalizada e avaliação da composição corporal, incluindo a diluição isotópica com óxido de deutério.

Hector Yuri Conti Wanderley

Hector Yuri Conti Wanderley

Médico especialista em Genética Médica, possui graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, onde também é professor responsável pela disciplina de Genética Médica, Residência Médica em Genética Médica no Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, MBA em Gestão Estratégica pela FUCAPE Business School e Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Fiocruz. Tem Curso de Aperfeiçoamento Clínico e Laboratorial em Doenças Metabólicas Hereditárias na Divisão de Doenças Metabólicas do Hospital Universitário de Heidelberg (Alemanha), além de fellowships na área de Genética Clínica e Laboratorial nas Universidades de Maastricht (Holanda), Duesseldorf e Mainz (Alemanha). É membro da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), sendo integrante da diretoria atual (2017-2018), Sociedade Européia de Genética Humana (ESHG) e Rede Brasileira de Câncer Hereditário (REBRACH). Possui título de especialista em Genética Médica pela SBGM.

Aline Coelho Moreira da Fraga

Aline Coelho Moreira da Fraga

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2006) . Residência em Pediatria pela Universidade Federal Fluminense (2007/2008) e Residência em Reumatologia Pediátrica pelo Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira-UFRJ (2009/2010). Atualmente coordena ambulatório de reumatologia pediátrica do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória ES e do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, vinculado a Universidade Federal do Espírito Santo. É preceptora da residência de pediatria do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, responsável pela orientação nas consultas e pareceres na área de reumatologia pediátrica. Atual presidente da Sociedade de Reumatologia do Espírito Santo, já no segundo mandato. É também reumatologista pediátrica da clínica Imunomed, em Vitória/ES.

Janine Pereira da Silva

Janine Pereira da Silva

Graduada em Nutrição (2007) pelo Centro Universitário Vila Velha - ES (UVV). Mestre (2010) e Doutora (2014) em Ciências da Saúde, Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), atua no Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde Humana (NUPENSH) da EMESCAM e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local (EMESCAM) enquanto bolsista PROFIX-FAPES (Edital FAPES Nº 009/2014). Tem experiência na área de nutrição, com ênfase em nutrição infantil, estudando os seguintes temas: avaliação nutricional e da composição corporal com uso de isótopo estável, obesidade, síndrome metabólica, fatores de risco cardiometabólico, saúde materno-infantil e aleitamento materno. 

Patrícia Moraes Ferreira Nunes

Patrícia Moraes Ferreira Nunes

Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB/UNESP (2015). Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2010). Atualmente é coordenadora do curso de graduação em Nutrição e professora dos cursos de Nutrição, Medicina e Educação Física da Faculdade MULTIVIX Vitória- ES; e tutora à distância do curso de Especialização em Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou como professora substituta na Faculdade de Medicina de Botucatu (2012) e na Universidade Federal do Espírito Santo (2013 a 2015). Atuou como professora de Gastronomia, Alimentos e Bebidas, pela Secretaria de Estado da Educação. Tem experiência na área de Nutrição e Saúde Coletiva através da atuação em Avaliação Nutricional de Grupos Populacionais (principalmente de idosos) e Nutrição Materno-infantil.