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Terapia Cognitivo-Comportamental com crianças e adolescentes

Pós-Graduação Carga Horária: 400 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Medicina

Apresentação:

Proporcionar aprofundamento na abordagem terapêutica cognitivo-comportamental infanto-juvenil, um sistema de psicoterapia integrado e cientificamente fundamentado capacitando-os sobre sua teoria, princípios e técnicas, como também sobre sua aplicação no tratamento e prevenção de uma ampla gama de transtornos psicológicos, complementada por prática clínica supervisionada com crianças e adolescentes. Visa então habilitar profissionais de Saúde e Saúde Mental a utilizar a TCC em sua prática, proporcionando-lhes ainda o aprofundamento de sua formação para o exercício de atividades acadêmicas e de pesquisa.

Disciplinas:

Desenvolvimento Humano - 10h Abordagem de todas as fases do desenvolvimento humano e suas principais teorias sobre desenvolvimento do aspecto motor, afetivo, cognitivo focando-se nos aspectos psicológicos. Introdução à Terapia Cognitivo-comportamental - 30h História da TCC, teorias precursoras da TCC, Terapia Cognitiva, Terapia Comportamental, Modelo de Aaron Beck. Relação Terapeutica, Anamnese, Análise Funcional e Técnicas Cognitivo-comportamentais - 10h Importância da relação terapêutica, fatores fundamentais para estabelecimento da relação terapêutica. Importância da anamnese, dados importantes que a entrevista inicial deve conter. Técnicas cognitivo-comportamentais utilizadas durante a terapia e adequação de cada técnica a cada transtorno. Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes - 10h Teoria da TCC com crianças e adolescentes, peculiaridades da TCC com crianças, peculiaridades da TCC com adolescentes, técnicas mais utilizadas na TCC com crianças e adolescentes. Transtornos de Ansiedade + Estudo de caso em crianças e adolescentes - 20h Os transtornos da Ansiedade da infância e adolescência: Síndrome do Pânico, Fobias, Fobia Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Ansiedade de Separação, Estresse pós-traumático. Descrição dos sintomas, avaliação, curso, tratamento e técnicas utilizadas. Espectro Obsessivo Compulsivo + Estudo de caso em crianças e adolescentes - 20h Transtornos relacionados ao TOC na infância e adolescência, Diagnóstico, sintomas, tratamento, técnicas da TCC utilizadas no tratamento. Transtornos do Humor em crianças e adolescentes - 20h Os transtornos do humor na infância e adolescência (transtornos depressivos, transtorno bipolar), critérios diagnósticos, sintomas, avaliação e tratamento. Transtornos do Sono - 10h Importância do sono, fases do sono, relação entre o sono e o desenvolvimento, Transtornos do sono, sintomas, tratamento. Transtornos Alimentares - 20h Tipos de transtornos alimentares mais comuns da infância e adolescência (Bulimia, anorexia, comer seletivo, comer compulsivo) comorbidades, critérios diagnósticos, sintomas, tratamento. Neurofisiologia dos Transtornos Mentais - 10h Conhecer a neurofisiologia cerebral e os transtornos mentais a partir dessa visão. Enurese, encoprese e transtornos do sono - 10h A Enurese e a encoprese, principais causas, comorbidades, tratamento e técnicas. Espiritualidade, Saúde e Psicoterapia - 5h Histórico, Conceitos de Religiosidade e Espiritualidade (R/E), Espiritualidade e saúde: achados científicos, Mecanismos de ação R/E na saúde, Tipos de Coping religioso/espiritual, R/E pode ser prejudicial?, R/E e psicoterapia, Colhendo a história religiosa/espiritual de pacientes em psicoterapia, Terapia Cognitivo Comportamental e R/E. Psicologia Positiva - 5h Saúde, bem-estar, felicidade, senso de coerência, otimismo, auto-eficácia, cooperatividade, auto-transcendência, aplicação da psicologia positiva na terapia, técnicas da psicologia positiva. Terapia de Família - 5h Fundamentos da terapia cognitivo-comportamental em grupos, Terapia cognitivo-comportamental para problemas familiares, dificuldades que levam a família a buscar terapia, técnicas, manejo, estratégias. Terapia de Casal - 5h Principais conflitivas de casais, peculiaridades da terapia de casal, Terapia Cognitiva de casais, Técnicas Cognitiva-comportamentais para terapia de casais, influência dos conflitos de casais na vida dos filhos. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - 10h Sintomas, Diagnóstico, avaliação, escalas utilizadas, tratamento e técnicas. Uso de Psicofármacos em TCC - 10h Principais tipos de psicofármacos e suas aplicações em diferentes transtornos metais, TCC e psicofarmacologia- como ?convencer? o paciente Formulação de Caso Clínico - 10h O que é uma Formulação de caso, Para que serve uma FC, coleta dos dados, estabelecimento de hipóteses diagnósticas, Como fazer uma FC, Como escrever uma FC. Estágio Supervisionado - 95h Orientações quanto a conduta terapêutica, relação terapêutica, formulação de caso, avaliação do caso e sintomas, aplicação das técnicas nos transtornos. A prática terapêutica: Diagnóstico e atendimento realizados pelos alunos. Intervenção e avaliação. Estudo de casos e troca de experiências a partir da prática vivenciada. Acompanhamento supervisionado na clínica e na instituição. Relatórios de cada atendimento realizado e a formulação do caso. Atendimento Clínico - 25h Atendimento clínico individualizado realizado por cada aluno da pós-graduação. Intervenção e avaliação. Metodologia de Pesquisa I - 15h A ciência e da pesquisa científica. Análise da construção de diferentes vertentes teóricas de pesquisas em relação aos diferentes paradigmas. A pesquisa em Psicologia e saúde mental. Questões éticas na pesquisa Psicológica. A produção do saber na pós-graduação. Metodologia de Pesquisa II - 15h A elaboração do projeto: O problema, a fundamentação Teórica do Estudo, a metodologia, os recursos, o cronograma e o Orçamento. Estruturação do Projeto do Trabalho de conclusão de Curso. Atividades Complementares - 30h Participações em eventos científicos, palestras, seminários, grupos de estudo, cursos e congressos relacionados à área da terapia cognitivo-comportamental e de saúde mental em geral. Será necessário apresentação de comprovante de participação nos eventos acima descritos como também relatório sobre os eventos.

Público Alvo:

Profissionais graduados em psicologia e psiquiatras interessados nesta abordagem terapêutica.


COORDENADOR

PROFESSOR